Botafogo domina o Vasco e amplia vantagem na liderança do Brasileirão

O Botafogo venceu o Vasco por 3 a 0, nesta terça-feira (05), no Estádio Nilton Santos, em jogo válido pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado no clássico, o Glorioso ampliou a vantagem na liderança da competição. A equipe chega aos 67 pontos, seis a mais que o segundo colocado Palmeiras. Por outro lado, o Gigante da Colina vê o sonho de voltar a Copa Libertadores da América mais distante. O Cruzmaltino permanece na nona posição com 43 pontos.
Na noite da estreia do quarto uniforme da atual temporada, o Botafogo construiu uma vitória tranquila em seus domínios. Os gols da partida foram marcados por Savarino, Luiz Henrique e Junior Santos.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
O Jogo
O Botafogo começou a partida com a postura que já virou marca do time comandado pelo técnico Artur Jorge: sufocando o Vasco no campo de defesa e buscando jogadas em velocidade nos contra-ataques. Aos 5′, o Glorioso quase abriu o placar com Adryelson, após cruzamento de Savarino, mas a bola explodiu na trave.
Mas não demorou muito para o Alvinegro balançar as redes. Aos 8′, Alex Telles fez o cruzamento na segunda trave e Savarino, livre, emendou de primeira no canto direito de Léo Jardim. Aos 11′, o segundo gol: o atacante venezuelano tabelou com Igor Jesus e encontrou Luiz Henrique, que saiu cara a cara com o goleiro do Vasco e ampliou o placar.
A primeira oportunidade do Gigante da Colina foi aos 13′. Após cruzamento de Puma Rodriguez, Vegetti cabeceou e John fez grande defesa. Cinco minutos depois, mais uma chance criada pelo Vasco. O lateral-direito uruguaio tocou para Paulo Henrique, que invadiu a área e chutou cruzado no cantinho. Mas, o goleiro do Glorioso tocou com a ponta dos dedos para a linha de fundo.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter, BlueSky e Threads.
Já na reta final do primeiro tempo, o Botafogo quase ampliou. Igor Jesus fez o desarme em Puma e saiu cara a cara com Léo Jardim. O atacante escolheu o canto, mas finalizou para fora. Aos 38′, o camisa 99 foi derrubado por João Victor próximo à área. O árbitro marcou pênalti, no entanto, o VAR informou que a falta foi fora da área. Com a penalidade anulada, o jogador do Vasco levou o segundo cartão amarelo e foi expulso.
Com um jogador a mais e em vantagem no placar, o Botafogo administrou o resultado em boa parte do segundo tempo. Por outro lado, o Vasco se fechou e não encontrou formas de chegar ao ataque. Apesar do jogo controlado, o Alvinegro ainda teve uma oportunidade para fazer o terceiro gol e anotou.
Três minutos depois de entrar em campo, Junior Santos recebeu ótimo passe de Marlon Freitas e tocou por cobertura na saída do goleiro Léo Jardim. Depois de passar por um longo período de inatividade, por conta de uma lesão grave, o atacante alvinegro e artilheiro do time na temporada voltou a balançar as redes.