Botafogo empresta jovens atletas para que eles ganhem rodagem
O Botafogo está cheio de caras novas neste começo de temporada. A diretoria alvinegra aposta na manutenção da base para fazer de 2024 um ano melhor que 2023, quando o time deixou escapar o título da Série A do Campeonato Brasileiro.
Se o time será liderado pelos experientes Gatito Fernández, Fernando Marçal, Danilo Barbosa e Tiquinho Soares, o grupo viu alguns jogadores se despedirem para ganhar rodagem em clubes de menor investimento do futebol carioca.
É o caso do goleiro João Fernando e do lateral-direito JP Galvão. O primeiro foi emprestado ao Boavista, enquanto o segundo acabou sendo cedido a Inter de Limeira. A princípio, os jogadores foram liberados a fim de ganhar minutagem nos campeonatos estaduais.
Dependendo do desempenho, eles poderão reforçar o time alvinegro após esse período de empréstimo. Em caso de necessidade, como venda ou lesão de jogadores, o Botafogo poderá pedir a devolução de João Fernando e JP Galvão.
A lista de jovens alvinegros foi ampliada com a saída do atacante Gabriel Conceição. Ele foi emprestado ao Boavista até o fim do Campeonato Carioca. Após o fim do torneio, o jogador assinará contrato definitivo com o Verdão da Região dos Lagos.
Isso porque, o vínculo dele com o Botafogo expira em 30 de abril. Como o clube não demonstrou interesse na renovação contratual, o atacante sairá numa operação sem custos, ou seja, não haverá compensação financeira para o Alvinegro.
A falta de espaço no elenco principal acelerou a saída dos atletas do Botafogo. Trata-se de uma decisão da comissão técnica e, principalmente, de Tiago Nunes que deseja trabalhar com um elenco mais enxuto neste começo de temporada.