Foto: Vítor Silva/Botafogo
Antes de mais nada, uma enorme disputa fora das quatro linhas vem agitando os bastidores do clássico entre Flamengo e Botafogo. A partida acontece neste domingo, 18, no Maracanã. O motivo é a utilização do setor sul do estádio por parte da torcida do Flamengo. O rubro-negro fez a abertura da venda de ingressos para os seus torcedores no espaço que já será ocupado pelos botafoguenses.
Nos bastidores, os clubes chegaram a um acordo de destinar apenas 5% da carga total de ingressos ao clube visitantes. Ou seja, no returno, quando o jogo será no Nilton Santos, a torcida do Flamengo também terá direito a apenas 5% da capacidade total do estádio.
O problema, de acordo com o Botafogo, é que que o acordo não prevê a presença de rubro-negros no setor sul. Neste sentido é importante lembrar que o BEPE (Batalhão Especializado de Policiamento em Estádios) já afirmou que será possível garantir a segurança de todos os torcedores que estiverem neste setor do Maracanã.
Aliás, em nota oficial, o Botafogo se posicionou de maneira contrária à decisão do Flamengo. Com isso, o alvinegro garantiu que vai procurar os órgãos competentes para tratar do assunto. A diretoria revelou preocupação com a segurança dos botafoguenses que vão estar no Maracanã neste domingo.
O Botafogo vem a público manifestar o seu posicionamento sobre a segurança, operação e serviço de jogo divulgado para o clássico contra o Flamengo, neste domingo (18), no Maracanã, pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro.
1 – O Botafogo manifesta a sua profunda preocupação com a decisão do clube mandante em realizar a venda de ingressos para a sua torcida em um espaço localizado no Setor Sul, o mesmo destinado aos torcedores alvinegros.
2 – O laudo de segurança do Maracanã explicitamente prevê que, em clássicos regionais em que a proporção não seja de 50-50, o Setor C — para o qual o clube mandante está comercializando ingressos desde sexta (16) à noite — deve permanecer fechado.
Há 10 anos, desde o novo Maracanã, essa premissa segue em curso. O laudo de segurança é o documento que resume as condições permitidas aos poderes públicos para a realização das partidas no estádio. Este documento está sendo descumprido.
3 – O Botafogo não concorda com essa operação e não assinou qualquer documento que diga o contrário. O Clube solicita que essa decisão seja imediatamente revista e que os órgãos responsáveis, assim como o clube mandante, garantam a segurança dos alvinegros no estádio.
Tal medida agrava desnecessariamente o risco à integridade física e ao bem estar dos torcedores do Botafogo.
4 – Com relação à carga disponibilizada para a torcida do Botafogo na partida, o Clube informa que irá destinar o mesmo percentual no jogo do returno.
5 – O Botafogo seguirá vigilante ao cumprimento das regras e à proteção dos interesses do seu maior patrimônio, o seu torcedor.
6 – O Clube vai acionar a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a FERJ e as autoridades públicas acerca do assunto.
Notícia atualizada em 17/05/2025 14:38
Primeiramente, a iminente saída de Gerson para o Zenit abriu espaço simbólico e tático no…
Antes de mais nada, Sergio Conceição está na mira do Botafogo. John Textor, sócio majoritário…
Antes de tudo, o Sporting confirmou a contratação de Rayan Lucas para a equipe B.…
O Al HIlal venceu o Manchester City por 4 a 3 nesta segunda-feira (30), em…
O Manchester City não evitou a derrota para o Al Hilal, nesta segunda-feira (30), pelas…
Antes de mais nada, o Benfica conquistou a Liga Portuguesa de Futsal. Os Encarnados venceram…