Botafogo fecha contratação de Damián Suárez como novo reforço para 2024
O Botafogo fechou na manhã desta sexta-feira, 9, a contratação do lateral-direito Damián Suárez, que estava no Getafe, da Espanha. O jogador, de 35 anos, assinou contrato válido até 31 de dezembro de 2025 após ser submetido a testes físicos e a exames médicos
A Agência RTI Esporte apurou que o acordo de Damián Suárez prevê a prorrogação do vínculo até o fim de 2026. Porém, o aditivo, que foi uma exigência do estafe do jogador, só será acionado se o uruguaio cumprir metas pré-estabelecidas entre as partes.
Damián Suárez chega ao Alvinegro com a missão de resolver o problema crônico da lateral-direita. No início da temporada, o Botafogo se desfez de Leonel Di Plácido que foi devolvido ao Lanús, da Argentina, após o encerramento do empréstimo.
No começo desta temporada, por exemplo, o técnico Tiago Nunes expôs sua vontade de contar com um jogador com mais experiência para o setor. O uruguaio é um lateral de muita força física, rápido na recomposição defensiva, preciso nos desarmes e tem presença ofensiva.
Ainda segundo apurou a reportagem, Damián Suárez estava na mira do Botafogo desde 2023. John Textor, acionista majoritário do futebol alvinegro, chegou a fazer uma investida quando o time era comandado por Luís Castro.
No entanto, o investidor não seguiu com as conversas devido ao valor exigido pelo Getafe. Agora, Damián Suárez chegou ao Botafogo numa operação sem custos. Isso porque, conseguiu se desligar do clube espanhol antes do fim do seu contrato que expirava em junho de 2024.
A carreira
Damián Suárez foi revelado pelas categorias de base do Defensor Sporting, do Uruguai, em 2006. Cinco anos depois, acabou sendo negociado com o Sporting Gijón, da Espanha, por 500 mil euros (R$ 2,6 milhões, à época).
Depois disso, o defensor atuou por três temporadas pelo Elche. Em julho de 2015, se transferiu para o Getafe. “El Zorro”, como é chamado pela imprensa uruguaia, segundo o site Transfermarkt, está avaliado em 1 milhão de euros (R$ 5,3 milhões, na cotação atual).