Botafogo perde para o Peñarol, mas pega o Atlético-MG na final da Libertadores

Antes de mais nada, o Botafogo encarou o Peñarol, nesta quarta-feira, 30, no Centenário, pela segunda partida da semifinal da Libertadores. Depois da vitória por 5 a 0 no primeiro jogo, o Glorioso tinha uma boa vantagem a administrar. Em campo, o time uruguaio venceu por 3 a 1 e o placar acabou classificando o Botafogo para a final. O título será disputado diante do Atlético-MG.
Precisando correr atrás do resultado, o Peñarol dominou as ações ofensivas no primeiro tempo, enquanto o Botafogo tinha uma postura mais defensiva e tentava sair em jogadas de velocidade, que poucas vezes foram encontradas. Até pela vantagem no primeiro jogo, o técnico Artur Jorge poupou alguns atletas que estavam pendurados para o jogo. Apenas o goleiro John foi mantido.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
O Peñarol era perigoso e conseguiu marcar em um grande chute de fora da área, quando Jaime Báez arriscou de muito longe e mandou na gaveta para fazer um belo gol para o time uruguaio: Peñarol 1 a 0.
Logo após o gol, o time uruguaio teve outra chance depois de cobrança de escanteio. A bola cabeceada foi na trave e, no rebote, Danilo Barbosa chutou contra Marlon Freitas e a bola quase entrou. A melhor chance do Botafogo no primeiro tempo foi em chute de Savarino, mas o goleiro Aguerre defendeu. Na saída para o intervalo, Aguerre agrediu o goleiro John e foi expulso.
Para o segundo tempo, o Peñarol voltou com o goleiro De Amores, que precisou entrar em campo devido à expulsão de Aguerre. No Botafogo, Thiago Almada foi a campo na vaga de Matheus Martins. Apesar da vantagem numérica, o Glorioso ainda seguia levando certa pressão do Peñarol, que tinha muita liberdade com Léo Fernández no meio campo. Em jogada de ataque, Tiquinho tentou passar pela marcação e o árbitro marcou pênalti. Após revisão no VAR, a penalidade foi anulada.
O Botafogo conseguia ainda espaço na frente, mas não tinha forças para levar perigo ao time uruguaio, que conseguiu ampliar a vantagem em outro gol de Báez em chute no cantinho: Peñarol 2 a 0.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter, BlueSky e Threads.
Além da preocupação do placar, o Botafogo tentava segurar os seus titulares e evitar que jogadores pendurados pudessem ficar fora. Neste sentido, Mateo Ponte e Eduardo chegaram a entrar em campo. O alvinegro teve boa oportunidade em bola lançada ao ataque para Marlon Freitas, que ficou de frente com De Amores, mas o goleiro defendeu. Barboza também foi a campo para recompor a defesa do Botafogo depois que Ponte acabou expulso.
Na pressão, o Peñarol deu espaço e novamente Marlon Freitas foi lançado, mas desta vez o volante deu passe para Almada, que escorou para a rede e marcou o gol do Botafogo. Na sequência do lance, Batista ainda marcou o terceiro gol e deu números finais ao jogo: Peñarol 3 a 1.
Mesmo com a derrota, o Botafogo está classificado para a sua primeira decisão de Libertadores, aonde vai encarar o Atlético-MG. O jogo será disputado no próximo dia 30 de novembro, no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires.