Botafogo precisa ir à Libertadores para ter vaga na Copa do Brasil de 2026; entenda

O Botafogo terminou a Taça Guanabara com a nona colocação geral e, desse modo, acabou fora não apenas da semifinal do estadual, como também não vai disputar a Taça Rio. Assim, o Glorioso ainda não garantiu vaga na próxima edição da Copa do Brasil, em 2026. Para disputar o torneio nacional no ano que vem, o Botafogo vai precisar de um desempenho muito positivo na temporada.
Aproveite o nosso BÔNUS de até R$ 100. Clique aqui e faça o seu cadastro na BR4BET
De acordo com o regulamento do Campeonato Carioca, cinco clubes garantem vaga na Copa do Brasil para representar o futebol do Rio de Janeiro. Assim, os quatro que avançam à semifinal e o campeão da Taça Rio são os representantes. Nos últimos dois anos, o Botafogo havia conquistado a Taça Rio, o que lhe garantiu classificação na Copa do Brasil.
Como dessa vez o alvinegro está também fora até da Taça Rio, a alternativa para se garantir na Copa do Brasil de 2026 será se destacando nas demais competições do ano. O Botafogo tem como alternativas o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil e a Copa Libertadores.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Com relação ao Campeonato Brasileiro, será necessário terminar entre os seis melhores classificados. No entanto, dependendo dos clubes que vencerem competições como Libertadores, Copa Sul-Americana e Copa do Brasil, o alvinegro poderia ficar até mesmo com a nona colocação do Brasileirão para se garantir na Copa do Brasil.
O caminho na Libertadores teria que ser como campeão. Assim, para que o Botafogo consiga vaga na Copa do Brasil por intermédio de seu desempenho na Libertadores, apenas o título interessa. Assim, o Glorioso se garantiria na fase de grupos do torneio continental do ano seguinte e estaria automaticamente na terceira fase da Copa do Brasil, conforme regulamento da CBF.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Outra alternativa de título é a própria Copa do Brasil. O Botafogo jamais conquistou o torneio nacional, mas, se levantar a taça neste ano, também vai poder se garantir na competição em 2026, uma vez que o campeão tem vaga garantida na edição seguinte. Além disso, o título da Copa do Brasil também garante vaga na Libertadores de 2026.
Vivendo um período de crise, o Botafogo entra em campo na próxima quinta-feira, 27, para decidir a Recopa Sul-Americana contra o Racing, da Argentina. Na primeira partida, o alvinegro foi derrotado por 2 a 0 e, desse modo, precisará vencer por três gols de diferença, no Nilton Santos, para ficar com a taça.