Antes de tudo, o Botafogo voltou a ficar apto para registrar novos jogadores após deixar a lista de transfer ban da Fifa nesta sexta-feira. O clube carioca entrou em acordo com o Atlanta United, dos Estados Unidos, e encerrou a punição que o impedia de inscrever contratações por três janelas de transferências.
A sanção foi aplicada em razão de uma dívida de US$ 21 milhões, referente à contratação do meia Thiago Almada, em junho de 2024. Além desse valor, o Botafogo ainda tinha pendências financeiras que somavam US$ 9 milhões, relacionadas a cláusulas contratuais por títulos conquistados e pela posterior transferência do jogador ao Atlético de Madrid.
Com a regularização, o clube poderá concluir o processo de inscrição dos reforços já anunciados para a temporada. O zagueiro Ythallo, o volante Wallace Davi e o atacante Lucas Villalba, contratações recentes, que ainda não estavam regularizados por conta da punição imposta pela entidade máxima do futebol.
Em comunicado oficial, John Textor celebrou o fim do transfer ban e destacou o momento de retomada do planejamento esportivo. “O transfer ban foi retirado e podemos terminar nossas contratações para 2026. Estamos muito animados com o técnico, temos um novo sistema, uma nova forma de jogar. É tudo sobre o ataque”, afirmou o empresário.
Ainda segundo Textor, a ideia é manter a base e a mentalidade que levaram o clube às conquistas recentes. “As mesmas características, a mesma base e atitude e ambição que trouxe títulos em 2024 e agora podemos colocar em prática em 2026. É ataque, ataque, ataque. É isso que queremos no campo de futebol. Hora de botar fogo. Vamos”, completou.
Agora o Botafogo pode inscrever jogadores e dar opções para Martín Anselmi?
A condenação é de 31 de dezembro de 2025 e se estendeu por pouco mais de um mês, afetando diretamente o planejamento do Botafogo para o início da temporada. Internamente, a expectativa era de resolver a situação ainda nos primeiros dias de janeiro, o que acabou se prolongando além do previsto.
Em suma, com o fim das restrições, o clube também destrava negociações que estavam aguardando a liberação da Fifa. Nesse sentido, podem avançar as tratativas envolvendo o volante Cristian Medina, do Estudiantes, o zagueiro Di Cesare, do Racing, e o ponta Enso González, do Wolverhampton. Finalmente, a diretoria agora trabalha para avançar nos acordos.





