Pular para conteúdo Pular para barra lateral Pular para rodapé

Botafogo: Relembre 10 estrangeiros que não deixaram saudades na torcida

Na busca por reforçar o seu elenco, o Botafogo, ao longo dos anos, também apostou em jogadores estrangeiros. O objetivo era descobrir talentos em mercados alternativos e que pudessem servir para qualificar a equipe.

No entanto, nem sempre as apostas deram certo. Ao longo desses anos, o Botafogo já contratou jogadores estrangeiros que tiveram passagem apagada e não deixaram qualquer saudade na torcida alvinegra.

Publicidade

Com isso, preparamos uma lista com o Top-10 de jogadores estrangeiros que tiveram passagem ruim pelo Botafogo. A relação preparada pela Agência RTI Esporte conta com nomes como Leandro Zárate, Luís Miguel Escalada e até mesmo o marfinense Salomon Kalou.

#1 Leandro Zárate 

O atacante argentino jogou pelo Botafogo no ano de 2008 e chegou com uma expectativa bastante positiva para assumir a condição de titular da equipe. No entanto, Zárate chegou ao Brasil visivelmente acima do peso e teve dificuldades para se firmar.

O atleta chegou a ser afastado do elenco até encontrar uma melhor forma física. Ao todo, ele disputou apenas oito jogos oficiais pelo Botafogo e marcou dois gols. No início de 2009, o atacante deixou o clube alegando problemas familiares e um abalo pelo atraso de salários.

Leandro Zárate chegou a retornar ao Botafogo no que foi sua única experiência internacional na carreira, mas novamente desapareceu e foi afastado de forma definitiva. O jogador se aposentou em 2019.

#2 Jorge Artigas 

Outro argentino que não teve passagem positiva pelo Botafogo foi o meia Jorge Artigas. Nascido na Argentina, o jogador, naturalizado uruguaio, chegou ao clube em 2006, mas sequer chegou a disputar um jogo oficial pelo alvinegro.

Antes de contratar Jorge Artigas, a diretoria do Botafogo ouviu boatos de que ele teria problemas no joelho e, por isso, pediu exames de imagem. O jogador então entregou um exame do joelho direito, que não mostrava qualquer problema.

Semanas depois, já no Botafogo, Jorge Artigas foi submetido a um exame no joelho esquerdo, que constatou uma grave contusão que necessitava de cirurgia para correção. O jogador ainda seguiu no clube para tratamento, mas foi dispensado pouco depois.

#3 Luís Miguel Escalada 

O atacante Luís Miguel Escalada chegou ao Botafogo em 2008 com uma grande referência depois de ter sido revelado pelo Boca Júniors. No entanto, o atleta também desembarcou no Brasil longe da forma física ideal.

Apesar disso, chegou a estrear no Campeonato Carioca e disputou três partidas. Com um rendimento muito abaixo do esperado, Luís Miguel Escalada chegou a ser negociado pelo Botafogo com um clube do futebol chinês.

Apesar disso, o atacante pediu para retornar ao futebol argentino e saiu para o Gimnasia de Jujuy. Luís Miguel Escalada se aposentou em 2021, jogando pelo Cumbayá, da segunda divisão do Equador.

#4 Gonzalo Bazallo

O meia uruguaio chegou ao Botafogo em 2015, para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. Apesar disso, Bazallo não chegou a jogar nenhuma partida oficial pelo clube durante aquela temporada. Até por isso, o uruguaio deixou o Botafogo no ano seguinte.

Gonzalo Bazallo jogou no futebol da República Dominicana antes de retornar ao Uruguai. O jogador disputou a última temporada pelo Basañéz, equipe que não está nas principais divisões do futebol uruguaio.

#5 Alexander Lecaros

O atacante peruano chegou ao Botafogo em 2020 com uma grande referência e apontado como uma das principais revelações recentes do futebol peruano. No Botafogo, no entanto, a passagem não foi nada positiva.

Alexander Lecaros fez apenas 14 jogos, não se firmou e posteriormente foi emprestado ao Avaí. A estreia do atacante peruano chegou a ser bastante promissora. Depois disso, não conseguiu boas atuações. Atualmente o jogador defende o Cienciano, do Peru.

#6 Federico Barrandeguy

O lateral direito uruguaio também chegou ao Botafogo em 2020 e com o objetivo de acabar com o problema que o alvinegro tinha em sua lateral. Federico Barrandeguy até teve uma sequência em campo, disputou 23 partidas, mas nunca conseguiu realmente agradar à torcida.

Federico Barrandeguy deixou o Botafogo no ano seguinte, retornando ao futebol uruguaio. Seu nome causa arrepios nos torcedores alvinegros. Atualmente o lateral joga pelo Rampla Juniors, também do Uruguai. 

#7 Damián Lizio 

Nascido na Argentina, mas naturalizado boliviano, o meia Damián Lízio chegou ao Botafogo em 2016, depois de ter conseguido boa passagem pelo Bolíviar. No Botafogo, no entanto, o atleta não conseguiu bom desempenho e fez apenas sete jogos, tendo marcado um gol.

Damián Lízio também tinha a seu favor passagens pela seleção boliviana, mas, ao final de 2016, acabou deixando o clube ao final do contrato. Atualmente o jogador atua no futebol argentino, aonde defende o All Boys.

#8 Gabriel Cortez 

O atacante equatoriano atuou pelo Botafogo em 2020, depois de ter se destacado pelo Emelec, do Equador. Mesmo estando no clube em um ano bastante negativo, Cortez não conseguiu sequência e esteve em campo em apenas quatro partidas.

A passagem de Cortez foi tão negativa que o jogador nem chegou a finalizar o ano pelo Botafogo, tendo retornado ao futebol equatoriano. Atualmente Gabriel Cortez é jogador do Barcelona de Guayaquil.

#9 Iván Angulo 

O atacante colombiano chegou em 2020 ao Botafogo, depois de passagens por Cruzeiro e Palmeiras. Sob grande expectativa, Iván Angulo tinha como objetivo ajudar o Botafogo a se recuperar dentro do Campeonato Brasileiro.

No entanto, foram apenas quatro jogos e nenhum gol marcado. No ano seguinte, Iván Angulo acabou deixando o clube e foi para o futebol português, aonde defendeu o Portimonense. Atualmente, o jogador defende o Orlando City, dos Estados Unidos.

#10 Salomon Kalou 

Apesar de uma carreira positiva na Europa, aonde defendeu clubes como Chelsea, Lille e Hertha Berlin, o marfinense Salomon Kalou não deixou saudades nos botafoguense. Em 2020, o jogador disputou 27 partidas e marcou um gol pelo alvinegro.

Diante de uma grande expectativa, o marfinense não conseguiu se consolidar na equipe titular do Botafogo e deixou o clube no ano seguinte. Salomon Kalou se aposentou defendendo o Arta Solar, equipe do Djibouti.

ASSISTA A ENTREVISTA DE WILSON GOTTARDO NO RTI ESPORTE!

Publicidade
plugins premium WordPress Copy Protected by Tech Tips's CopyProtect Wordpress Blogs.