Botafogo: Relembre os 5 maiores retornos de ídolos ao clube
O Botafogo tem uma vasta galeria de ídolos e jogadores importantes que passaram pelo clube. Dentre esses atletas, alguns colecionam mais de uma passagem pelo Glorioso. A “RTI Esporte” preparou uma lista de atletas que tiveram passagens marcantes pelo clube, deixaram o Botafogo, mas retornaram anos depois para darem sequência a uma trajetória positiva.
Conteúdo
#1 Jefferson #2 Didi #3 Túlio Maravilha #4 Jairzinho #5 Dodô |
#1 Jéfferson
A primeira passagem do goleiro pelo Botafogo foi durante o ano de 2003, quando o clube vivia a dificuldade de, pela primeira vez em sua história, disputar a Série B do Campeonato Brasileiro. No ano seguinte, após a promoção da equipe, Jéfferson já havia conseguido se consolidar como titular. No meio do ano de 2005, o goleiro foi para o futebol turco, aonde inicialmente defendeu o Trabzonspor e depois o Konyaspor.
O retorno de Jéfferson ao Botafogo foi em 2009, quando ele chegou a recusar oferta de outros grandes clubes somente para defender o alvinegro. Desta forma, foram mais dez anos no clube até se aposentar, em 2018. Neste período, Jéfferson novamente disputou a Série B do Campeonato Brasileiro, recusou propostas, defendeu a Seleção Brasileira e se tornou um ídolo histórico do Botafogo.
#2 Didi
Considerado um dos maiores ídolos da história do Botafogo, Didi teve a sua primeira passagem pelo clube no ano de 1956, quando já era um jogador conhecido por seu destaque no Fluminense. A relação com o Botafogo durou três anos, até que Didi chamou a atenção do futebol europeu e foi defender o Real Madrid.
Depois de pouco mais de uma temporada na Espanha, Didi retornou em 1960, para seguir escrevendo uma história de sucesso no clube. Com a camisa do Botafogo, o craque colecionou títulos e convocações para a Seleção Brasileira.
Em 1963, Didi novamente deixou o Botafogo, mas desta vez para atuar pelo Sporting Cristal, do Peru. No ano seguinte, outro retorno e novamente com muito destaque em campo, até deixar o clube de maneira definitiva na temporada de 1965. Didi ainda voltou ao Botafogo em 1984, mas desta vez como treinador.
#3 Túlio Maravilha
Os primeiros anos de Túlio Maravilha no Botafogo foram muito positivos e, em três temporadas, o atacante quebrou recordes de gols e foi o principal nome do título do Campeonato Brasileiro, em 1995. No ano seguinte, Túlio deixou o Botafogo, mas retornou em 1998. Embora não tenha conseguido o destaque de antes, o atacante ainda conseguiu deixar sua marca.
Depois de novamente sair do Botafogo para defender outros clubes, Túlio retornou em 2000, naquele que seria o seu último ano como profissional no Botafogo. O irreverente atacante ainda defendeu diversos outros clubes na carreira e chegou a retomar um contato com o Botafogo para tentar fazer pelo Glorioso aquele que, em suas contas, seria o milésimo gol em sua carreira.
No entanto, Túlio não chegou a defender a equipe profissional e acabou deixado o clube em litígio com o presidente Maurício Assumpção. Depois disso, o ídolo alvinegrou acabou atingindo seu objetivo profissional pelo Araxá, de Minas Gerais.
#4 Jairzinho
Outro histórico ídolo do Botafogo é Jairzinho, o Furacão da Copa de 1970. Revelado pelo Botafogo, o ex-atacante teve suas 12 primeiras temporadas como profissional pelo clube. Neste período se consolidou como um dos mais importantes jogadores da história do Botafogo e com passagem pela Seleção Brasileira, aonde também fez história. Em 1975, Jaiirzinho foi se aventurar fora do Brasil e defendeu o Olympique de Marselha, da França.
Depois de passagem por outros clubes brasileiros e também de fora do país, Jairzinho retornou em 1981 para encerrar a sua carreira e foi recebido com muita expectativa. A passagem já não foi tão boa, mas serviu pra os alvinegros matarem saudade de um dos maiores jogadores da história.
#5 Dodô
A história do atacante Dodô com o Botafogo começou em 2001, quando o artilheiro dos gols bonitos chegou para ser a referência ofensiva da equipe. Dodô conseguiu um rendimento muito positivo naquele período, mas o Botafogo não vivia boa fase e o atacante saiu no ano seguinte. A trajetória, no entanto, ainda não estava completa.
Dodô voltou ao Botafogo no ano de 2006 e começou, naquele momento, a trilhar uma relação muito positiva com a torcida alvinegra. Mas foi em 2007 que ele acabou se consolidando como um dos principais jogadores do Botafogo e levou a equipe a uma campanha muito positiva naquela edição de Brasileirão. Dodô deixou o Botafogo no ano seguinte, acertou com o Fluminense e não retornou mais ao alvinegro.
Tabela de desempenho:
Jogador | JOGOS | GOLS |
#1 Jefferson | 445 | 0 |
#2 Didi | 313 | 114 |
#3 Túlio Maravilha | 187 | 134 |
#4 Jairzinho | 289 | 125 |
#5 Dodô | 121 | 85 |