O Botafogo emitiu nota oficial após receber um transfer ban da Fifa nesta terça-feira (30). Atualmente, o Glorioso do Rio de Janeiro está impossibilitado de registrar novos jogadores.
A sanção imposta pela entidade máxima do futebol está associada ao acordo entre o Botafogo e o Atlanta United, antigo time de Thiago Almada. Com a punição, a equipe de John Textor não poderá registrar novos jogadores nas próximas três janelas de transferências.
O clube buscou um acordo com os norte-americanos nas últimas semanas, mas o Botafogo não obteve êxito em sua argumentação.
Por que o Botafogo sofreu o transfer ban?
O impasse entre Botafogo e Atlanta United teve o seu início após a contratação do meia-atacante, no mês de junho de 2024.
A saber, os norte-americanos buscaram a Fifa sob a alegação de que o Glorioso não tinha cumprido parte do acordo.
Vale ressaltar que o Botafogo pode regularizar a situação caso quite a sua dívida com o Atlanta United.
Entenda o caso
O Botafogo buscou a contratação de Thiago Almada, ex-jogador do Atlanta United, em junho e 2024. Na ocasião, o valor definido pela transferência foi de 22 milhões de euros, algo no entorno de R$ 133 milhões na época.
O Glorioso afirmou que faria o pagamento de forma parcelada ao longo de quatro anos. Já os norte-americanos sustentaram que o Botafogo quitariam a pendência até 30 de junho de 2026.
Veja a nota do Botafogo
“Com relação à recente sanção da FIFA sobre transferências de atletas, o Botafogo informa que, nas últimas semanas, manteve conversas construtivas com representantes do Atlanta United, da MLS, em busca de um acordo relacionado ao caso de Thiago Almada. As conversas foram pausadas em razão do recesso de fim de ano e serão retomadas em breve. O Botafogo espera ter o tema resolvido antes do início ou logo no começo da janela de transferências. O Clube será muito ativo na contratação de jogadores em janeiro de 2026”




