Antes de mais nada, o Botafogo tem acerto verbal com o atacante paraguaio Enso González, de 21 anos, do Wolverhampton, da Inglaterra. O paraguaio chegaria ao Glorioso por empréstimo até dezembro de 2026.
A Agência RTI Esporte apurou que a conclusão da contratação ficou condicionada à liberação do transfer ban que ainda impede o registro de novos jogadores. As bases do acordo já estão alinhadas entre Botafogo, Wolverhampton e o estafe do atleta.
No entanto, enquanto a punição imposta pela Fifa não for retirada, o clube não pode oficializar a chegada nem registrar o jogador no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).
O Wolverhampton recusou incluir opção de compra dos direitos econômicos no contrato. Em 2023, o clube inglês investiu cerca de 6 milhões de euros (R$ 37,1 milhões, à época) para contratar o atacante junto ao Libertad, do Paraguai.
Assim, entende que ainda há margem para valorização futura no mercado da bola, motivo pelo qual aceitou apenas a cessão temporária. Enso González vem sendo visto como uma joia do futebol paraguaio.
Atacante de lado, com velocidade e jogo agressivo em profundidade, o jogador já esteve no radar de outros clubes sul-americanos, mas o Botafogo avançou nas conversas e chegou a um entendimento verbal.
Ainda segundo apurou a reportagem, o Botafogo, internamente, trata o negócio como bem encaminhado. Porém, adota cautela até que a situação administrativa seja resolvida. John Textor trabalha para concluir a negociação envolvendo o transfer ban.
Caso o transfer ban seja derrubado, o Botafogo deve formalizar o contrato e anunciar Enso González de forma imediata, sem a necessidade de novas rodadas de negociação. Até lá, o acordo permanece válido apenas no campo verbal, sem possibilidade de registro oficial.
Quantos jogos Enso González disputou pelo Wolverhampton?
Antes de mais nada, Enso González teve poucas oportunidades no Wolverhampton. Pela equipe principal, na temporada 2023/2024, disputou apenas uma partida oficial. Depois disso, acabou sendo rebaixado para a equipe Sub-21. Lá, disputou nove jogos, marcou um gol e contribuiu com duas assistências.
Apesar disso, vem sendo tratado internamente como um jogador de alto potencial de desenvolvimento. A avaliação do clube inglês é de que o empréstimo ao Botafogo pode servir como etapa importante para ganhar minutagem, experiência competitiva e acelerar o processo de maturação do jogador no futebol profissional.


