Brasil faz história ao sediar a Copa do Mundo de Softbol pela primeira vez
Pela primeira vez na história do Softbol, o Brasil sediará uma edição da Copa do Mundo da modalidade em qualquer categoria. Esta será apenas a quarta vez que um país sul-americano hospeda um Mundial organizado pela WBSC (World Baseball Softball Confederation).
A Copa do Mundo de Softbol Feminino Sub-18 está marcada para ocorrer de 23 a 27 de julho de 2024 na cidade de São Paulo. O evento terá como sede o Estádio Municipal Mie Nishi, localizado na região central da cidade, no bairro do Bom Retiro.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
O Estádio Municipal Mie Nishi, inaugurado em 1958 e conhecido por ser um local tradicional para a prática de beisebol e softbol na cidade, tem sido palco de importantes competições nacionais e internacionais. Entre elas destacam-se os Jogos Pan-Americanos de São Paulo em 1963 e os Jogos Sul-Americanos em 2022.
Atualmente, o estádio está passando por reformas para sediar a próxima competição. Disputada desde 1985 em 14 edições, a competição era conhecida anteriormente como Copa do Mundo Jr. até 2017 e depois como Copa do Mundo Sub-19 em 2019.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook e Twitter.
Este ano marca sua segunda edição na categoria Sub-18 e a primeira sob o novo formato com múltiplas sedes na fase de grupos, seguida pela fase final no ano seguinte. Neste novo formato de disputa, três sedes hospedarão seis países em busca de duas vagas diretas por grupo, além de outras duas vagas gerais por meio de wild card.
Além de São Paulo, as cidades de Pingtan, na China, e Dallas, nos EUA, sediarão a fase de grupos. Em 2025, as oito seleções classificadas se enfrentarão na fase final, novamente realizada em Dallas.No Grupo A sediado em São Paulo, além do Brasil, que garantiu sua vaga por ser o país anfitrião, Colômbia, Grã-Bretanha, Nova Zelândia, República Tcheca e Taipé Chinesa asseguraram suas vagas através de competições continentais.