Brasil sediará a Copa do Mundo Feminina de 2027
A Copa do Mundo Feminina de 2027 será realizada no Brasil. A candidatura brasileira venceu a europeia – formada por Holanda, Alemanha e Bélgica – por 119 votos a 78 durante o Congresso da FIFA, realizado em Bangkok, na Tailândia, nesta sexta-feira.
A décima edição da principal competição de seleções do futebol feminino será a primeira a ser disputada na América do Sul. A candidatura brasileira ganhou ainda mais força após os Estados Unidos desistir de organizar o torneio.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Como país anfitrião, o Brasil está automaticamente classificado. Os demais nove países da Conmebol disputarão três vagas. O Mundial Feminino de 2027 será o segundo a contar com 32 seleções participantes, mantendo o formato da Copa de 2023, vencida pela Espanha.
“Parabéns ao Brasil. Vamos agora organizar a melhor Copa do Mundo da história no Brasil”, afirmou o presidente da Fifa, Gianni Infantino, logo após anunciar a vitória brasileira.
Em seguida, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, subiu ao palco e, emocionado, elogiou o trabalho realizado pelas mulheres do comitê de candidatura do país.
“Desde que o Brasil se candidatou, este foi um trabalho muito competente e que não foi do presidente. Nós confiamos plenamente nas mulheres que desenvolveram esse trabalho”, disse o dirigente.
O Brasil já havia superado seus concorrentes na avaliação técnica das candidaturas. O relatório publicado pela FIFA há dez dias atribuiu nota 4 ao Brasil (em uma escala de 1 a 5), enquanto a proposta europeia recebeu nota 3,7.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook e Twitter.
Alguns fatores foram decisivos para a melhor avaliação do Brasil: estádios, hospedagem e locais oferecidos para a FIFA organizar o Fan Festival. Além disso, o endosso do governo brasileiro foi determinante. O presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, celebrou a vitória brasileira.
“Obrigado Presidente Gianni Infantino por Acreditar Sempre e ao Conselho da Fifa pela confiança, parabéns ao Presidente Ednaldo Rodrigues e amigos da CBF”, disse o dirigente.