Pular para conteúdo Pular para barra lateral Pular para rodapé

Brasil será sede dos Jogos dos BRICS, em 2025

O Ministério do Esporte recebeu a noticia de que o Brasil vai sediar a próxima edição dos Jogos dos BRICS. O evento acontece em 2025. A cidade-sede ainda não foi anunciada, mas a Agência RTI Esporte apurou junto à pasta que uma capital do Nordeste do país vai receber as competições.

A escolha do Brasil como sede do evento esportivo aconteceu durante reunião dos Ministros dos Esportes dos BRICS realizada na cidade de Kazam, na Rússia. A tradição do evento é escolher como país-sede, o membro que vai presidir o bloco no ano da realização dos Jogos. Atualmente, o BRICS é composto por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã.

Publicidade
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!

Na reunião, o Brasil contou com a presença da secretária Nacional de Esportes de Alto Rendimento Iziane Marques, e o secretário Nacional de Esporte Amador, Educação, Lazer e Inclusão Social, Paulo Henrique Cordeiro. Os dois representaram o Ministro do Esporte, André Fufuca.

Iziane Marques ressaltou que os Jogos dos BRICS são uma celebração da amizade e da cooperação entre os países.

“Eles representam não apenas uma competição esportiva, mas também um encontro cultural que fortalece os laços entre nossas comunidades”, celebrou a secretária Nacional de Esportes de Alto Rendimento.

Siga a Agência RTI Esporte também no InstagramFacebook e Twitter.

Paulo Henrique Cordeiro falou sobre a expectativa do Brasil em receber os Jogos dos BRICS no próximo ano. Ele relembrou a experiência do país em sediar grandes eventos esportivos como a Copa do Mundo de 2014, os Jogos Olímpicos de 2016 e, futuramente, a Copa do Mundo Feminina, em 2027.

“Nosso país é referência mundial em realização de eventos esportivos internacionais, como Copa do Mundo, Olimpíadas e agora confirmado como sede da Copa do Mundo Feminina de 2027. Não será diferente no próximo ano, nos Jogos do BRICS. Vamos fazer um grande evento”, afirmou o secretário Nacional de Esporte Amador, Educação, Lazer e Inclusão Social.

Incentivo ao Esporte Universitário

O Brasil encerrou sua participação no Jogos dos BRICS 2024 em quinto lugar no quadro geral de medalhas. A delegação brasileira conquistou 50 medalhas no total: 7 de ouro, 20 de prata e 23 de bronze. Além do judô e da natação, os atletas do país subiram ao pódio nos saltos ornamentais, no atletismo, sambo, wrestling, wushu, badminton e phydital basketball.

A equipe brasileira foi formada por 112 atletas universitários, em que 42 são bolsistas do maior programa do mundo de apoio aos esportistas: o Bolsa Atleta. O Ministro do Esporte, André Fufuca, ressaltou a importância do apoio do Governo Federal no incentivo às diversas modalidades e que isso se traduziu nos resultados alcançados nos Jogos dos BRICS.

“As medalhas refletem um investimento crescente no esporte nacional e a descoberta de novos talentos em diferentes áreas. É fruto de um trabalho conjunto que envolve atletas, treinadores, confederações e o próprio governo por meio de programas de incentivo. É uma vitória do esporte brasileiro como um todo”, avaliou o ministro.

Publicidade
plugins premium WordPress Copy Protected by Tech Tips's CopyProtect Wordpress Blogs.