Pular para conteúdo Pular para barra lateral Pular para rodapé

Brasil x Equador: saiba como foi o jogo pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026

Com um gol do atacante Rodrygo, do Real Madrid, o Brasil venceu o Equador por 1 a 0 na noite desta sexta-feira, 6, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba, encerrando uma incômoda sequência de resultados negativos nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026.

Nos últimos compromissos do ano passado, por exemplo, ainda sob o comando do técnico Fernando Diniz, o Brasil enfrentou uma série inédita de três derrotas consecutivas, perdendo para Argentina, Colômbia e Uruguai. Com isso, ficou em situação incomoda na tabela de classficação.

Publicidade

Antes disso, o Brasil havia empatado em 1 a 1 com a Venezuela. A última vitória da seleção tinha ocorrido quase um ano antes, em 12 de setembro de 2023, quando venceu o Peru por 1 a 0, com gol de Marquinhos. A partida contra o Equador também marcou a estreia de Dorival Júnior no comando da seleção em jogos das Eliminatórias.

Até então, o técnico havia participado apenas de competições oficiais na Copa América, onde a equipe foi eliminada nas quartas de final pelo Uruguai nos pênaltis. Em amistosos, Dorival esteve no banco de reservas nas vitórias contra Inglaterra e México, além dos empates contra Espanha e Estados Unidos.

Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!

Antes de mais nada, o Brasil controlou o jogo no primeiro tempo, mantendo a posse de bola na maior parte do tempo. Criou duas boas chances com Luiz Henrique e Vinicius Junior antes de abrir o placar aos 29 minutos, quando Rodrygo chutou da entrada da área e, após um desvio na defesa equatoriana, a bola tirou qualquer chance de defesa do goleiro Galíndez.

A principal oportunidade do Equador no primeiro tempo surgiu apenas aos 48 minutos, com o jovem Moisés Caicedo, de 22 anos, que recentemente trocou o Brighton pelo Chelsea, na Inglaterra, em uma transação recorde de 115 milhões de libras (R$ 840 milhões).

Caicedo recebeu um bom passe de Kevin Rodríguez e ficou cara a cara com Alisson, mas parou em uma grande defesa do goleiro brasileiro. No rebote, o zagueiro Gabriel Magalhães fez uma interceptação crucial em cima da linha, evitando o gol de empate.

Siga a Agência RTI Esporte também no InstagramFacebookTwitter e BlueSky.

No segundo tempo, após um início pouco inspirado da seleção brasileira, o treinador fez as primeiras substituições aos 16 minutos. Estêvão entrou no lugar de Luiz Henrique —e, aos 17 anos e 135 dias, tornou-se o quinto jogador mais jovem a estrear pela seleção—, enquanto Gérson substituiu Bruno Guimarães.

Aos 28 minutos, na melhor — e única — jogada de perigo da etapa final, Estêvão venceu a defesa adversária pelo alto e passou para Vinicius Junior, que avançou até a linha de fundo, mas acabou sem ângulo para finalizar.

Com a vitória, o Brasil alcança 10 pontos e sobe da sexta para a quarta posição na tabela de classificação para a Copa de 2026, que será realizada nos Estados Unidos, México e Canadá. Os seis primeiros colocados se classificam diretamente, enquanto o sétimo disputa a repescagem.

O Equador, por sua vez, caiu da quinta para a sexta colocação, permanecendo com 8 pontos. A Argentina, atual campeã mundial e da Copa América, lidera a tabela com 18 pontos. No próximo compromisso, o Brasil enfrentará o Paraguai, 7º colocado, no dia 10, no estádio Defensores del Chaco, em Assunção. No mesmo dia, a Argentina jogará contra a Colômbia, 3ª colocada, em Barranquilla.

Publicidade
plugins premium WordPress Copy Protected by Tech Tips's CopyProtect Wordpress Blogs.