A CBF comunicou oficialmente aos clubes da Série B que pretende colocar em pauta na próxima reunião da entidade, a discussão sobre a quantidade de clubes que garantem acesso para a Série A e rebaixamentos para a Série B.
O tema não é novidade. Ednaldo Rodrigues, antigo presidente da CBF já tinha manifestado o desejo de modificar o modelo utilizado desde 2004, quando pela primeira vez caíram quatro times para a segunda divisão, e consequentemente quatro equipes garantiram acesso.
Internamente existe um grupo que entende que o ideal para uma competição com 20 clubes seria rebaixar somente três times. Consequentemente, o número de acessos para a primeira divisão também seria reduzido. Contudo, a CBF ainda neão definiu a data para uma nova reunião, quando o tema deverá ser tratado.
Segundo apuração da Agência RTI Esporte, a entidade máxima do futebol tratará do tema com dirigentes de clubes antes de definir o momento adequado para colocar a possível mudança em pauta. A ideia é ter aliado para aprovar as mudanças sem que sofra com oposição forte.
Série B terá playoff em 2026
Outra mudança significativa no futebol brasileiro de 2026 foi a criação do playoff da Série B. A novidade foi comunicada aos clubes da divisão, em reunião na sede da CBF na última quinta-feira,05. Desse modo, a partir deste ano, somente o primeiro e o segundo colocado consegue acesso direto.
Ou seja, do terceiro ao sexto colocado haverá o confronto de ida e volta para definir os outros dois acessos. Assim, depois das 38 rodadas, o terceiro enfrentará o sexto, enquanto o quarto enfrentará o quinto colocado. Por fim, os vencedores de cada confronto garantem o acesso para a primeira divisão.





