Antes de tudo, o Serrano conquistou a Série B1 do Cariocão 2025, na tarde do último sábado, 6, ao empatar com o Bonsucesso em 0 a 0, no Estádio Leônidas da Silva. O resultado foi suficiente para garantir seu terceiro título estadual. Na ida, o time comandado pelo técnico Silvestre dos Anjos havia vencido por 2 a 1.
Inicialmente, vale lembras, que a equipe de Petrópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro, já tinha assegurado vaga na Série A do Carioca, sendo a segunda divisão do Estado. O Bonsucesso também vai em busca do retorno à elite em 2026.
Silvestre dos Anjos assumiu o Serrano FC em 14 de outubro, após a demissão de Celso Martins. Ou seja, já pegou o campeonato avançado à fase decisiva e com o time distante das primeiras posições. Com Silvestre, o Serrano disputou nove partidas, com seis vitórias e três empates.
Além disso, o treinador, de 44 anos, também comandou o Araruama na disputa da Série A do Carioca em 2025. Ademais, com ele no comando, o clube da Região dos Lagos conquistou dois acessos: em 2021, subiu para a Série B1. Já em 2022 foi campeão invicto da terceira divisão. Em 2023, Silvestre foi o técnico na campanha do título do Sampaio Corrêa, de Saquarema, na Série A2.
Por fim, outro destaque da campanha do Leão da Serra foi o meia ofensivo Clayton, que completou 50 jogos pela equipe serrana. Finalmente, Clayton, de 35 anos, defendeu o América até a final da Taça Rio, até 25 de setembro, quando retornou para o Serrano.
Relembre a campanha do Serrano
Campo Grande 1 x 1 Serrano – Bariri
Serrano 2 x 1 Duque de Caxias – Atílio Marotti
Friburguense 1 x 0 Serrano – Eduardo Guinle
Serrano 1 x 2 Paduano – Atílio Marotti
Niteroiense 1 x 3 Serrano – Arena Trops
Serrano 0 x 1 Nova Cidade – Atílio Marotti
Carapebus 0 x 0 Serrano – Moacyrzão
Serrano 2 x 1 Petrópolis – Atílio Marotti
Univassouras Artsul 1 x 2 Serrano – Nivaldo Pereira
Serrano 2 x 2 São Cristóvão – Atílio Marotti
Serrano 1 x 0 Bonsucesso – Atílio Marotti


