Pular para conteúdo Pular para barra lateral Pular para rodapé

Cariocão 2024: conheça os estádios que serão utilizados na competição

Fundado em 1906 e disputado no atual formado desde 1979, o Campeonato Carioca é sem dúvida o mais charmoso do país. Essa alcunha surgiu com o passar dos anos e muito se deve pelos estádios onde as partidas são disputadas.

Para se ter noção, no atual Cariocão, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FFERJ), liberou 11 estádios para a disputa dos jogos. Entre eles estão o Maracanã, Nilton Santos, São Januário e outros nove estádios pela Região Metropolitana, Baixada Fluminense, Sul Fluminense e Região dos Lagos.

Publicidade

Desse jeito, a Agência RTI Esporte preparou um roteiro para você conhecer todos os estádios do Campeonato Carioca 2024. Vale lembrar que, além da cidade do Rio de Janeiro, o torneio vai receber jogos em Angra dos Reis, Nova Iguaçu e Saquarema, que aliás terá um estádio como estreante na competição.

Maracanã

Com capacidade para receber um público de 78.838 torcedores, o Maracanã receberá majoritariamente os jogos do Flamengo e Fluminense quando a dupla for mandante nas partidas. O estádio também será palco das finais do Campeonato Carioca, já que nessas partidas o mando é da federação.

Nilton Santos

Inaugurado em 30 de junho de 2007, o Estádio Olímpico Nilton Santos é a casa do Botafogo. O estádio tem capacidade para 44.661 torcedores e receberá as partidas em que o glorioso for mandante, inclusive os clássicos. Aliás, de acordo com a tabela, o primeiro clássico no estádio será no dia 18 de fevereiro, diante do Vasco da Gama.

São Januário 

Casa do Vasco da Gama, a Colina Histórica tem capacidade para 21.880 torcedores. Inaugurada em 21 de abril de 1927, o estádio já foi palco de final de Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Copa Libertadores da América. Neste ano, o Vasco não fará nenhum clássico em São Januário válido pelo Estadual.

Raulino de Oliveira

O Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda tem capacidade para receber 18.230 torcedores. O local é a casa do Voltaço e está acostumado a receber os quatro grandes da capital toda vez que os estádios da cidade não estão disponíveis. Situado próximo da CSN, o Estádio da Cidadania foi palco da final do Campeonato Carioca de 2013, que acabou vencido pelo Botafogo.

Jair Toscano

Com capacidade para 1.500 torcedores, o Estádio Jair Toscano de Brito em Angra dos Reis foi a casa do Audax em 2023. Vale lembrar que o local chegou a receber a partida com o Botafogo que terminou empatada em 2 a 2. Com todos os laudos em dia, o estádio está liberado para receber partidas entre as equipes de menor investimento.

Laranjão

O Estádio Jânio Moraes é a casa do Nova Iguaçu. Situado na Baixada Fluminense, o local tem capacidade para receber 1.810 torcedores. O Laranjão está liberado apenas para jogos entre equipes de menor investimento. O estádio não conta com sistema de iluminação, por isso as partidas acontecem sempre na parte da tarde.

Luso Brasileiro

Inaugurado em 1965, o Luso Brasileiro é a casa da Portuguesa da Ilha do Governador. Atualmente o estádio tem capacidade para 5.044 torcedores, mas já está em processo de ampliação para suportar cerca de 25 mil torcedores. Nesta edição, o estádio está liberado para receber partidas das equipes de menor investimento.

Aniceto Moscoso

O Anicedo Moscoso foi inaugurdo em 1941 e atualmente tem capacidade para 5.014 torcedores. O estádio que é a casa do Madureira e fica no suburbio carioca, não conta com sistema de iluminação está liberado pare receber apenas partidas na parte da tarde envolvendo equipes de menor investimento.

Elcyr Resende

O Elcyer Resende é a casa do Boavista e tem capacidade para 8 mil torcedores. O estádio está situado no distrito de Bacaxá, na cidade de Saquarema. O local tem liberação para receber jogso que envolvem os quatro grandes do estado. Em 2024, além do Boavista, o Audax mandará seus jogos no local.

Lourival Gomes

O Estádio Lourival Gomes é o único estreante neste Campeonato Carioca. Com capacidade para 1 mil torcedores, a casa do Sampaio Corrêa fica no distrito de mesmo nome na cidade de Sacarema. Em sua primeira aparição na primeira divisão do Campeonato Carioca, o clube mandará seus jogos no local contra times de menor investimento.

Moça Bonita

Estádio Proletário Guilherme da Silveira, ou Moça Bonita é a casa do Bangu e tem capacidade para 9.024 torcedores. Situado na zona oeste da cidade, o local está liberado para receber os quatro grandes da capital. A casa do Bangu é utilizada pelas equipes que não tem estádio liberado para receber partidas contra Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo.

ASSISTA A ENTREVISTA DE MARCELO VIANNA NO RTI ESPORTE!

Publicidade
plugins premium WordPress Copy Protected by Tech Tips's CopyProtect Wordpress Blogs.