Antes de mais nada, a reestruturação do futebol do Volta Redonda sofreu um revés importante. O treinador Rafael Paiva, de 41 anos, recusou a oferta formal para assumir o comando técnico da equipe no Campeonato Carioca de 2026.
A Agência RTI Esporte apurou que Flávio Horta Jr, vice-presidente de futebol do Volta Redonda, mesmo com evolução nas conversas e com um aumento salarial apresentado ao longo da negociação, não conseguiu fechar o acordo.
A recusa ocorre em um momento em que o Voltaço busca reconstruir seu elenco e modernizar sua metodologia de trabalho para 2026. Rafael Paiva, aliás, encaixava exatamente no perfil desenhado pelo alto comando do clube.
Isso porque o ex-treinador do Vasco é um profissional jovem, com trajetória consolidada na formação de atletas e desenvolvimento de jogadores da base. A diretoria considerava seu nome ideal para comandar um elenco que deve mesclar juventude e atletas experientes.
Ainda segundo apurou a reportagem, as conversas foram conduzidas de forma cordial por Rafael Paiva. No entanto, o treinador agradeceu o interesse e externou admiração pelo projeto esportivo. Porém, não abriu mão dos valores considerados justos por ele e sua equipe.
A avaliação interna é de que o novo comandante precisa ser anunciado antes do início da pré-temporada. Afinal, o tempo de adaptação será curto, já que o Campeonato Carioca começará em janeiro e exigirá respostas rápidas dentro de campo.
Como foi a passagem de Rafael Paiva pelo Vasco?
Antes de tudo, Rafael Paiva que dirigiu o time profissional do Vasco em diferentes momentos em 2024. Ao todo, comandou a equipe em 35 partidas. Nesse ínterim, teve 13 vitórias, 10 empates e 12 derrotas, aproveitamento de 46,6%.
Apesar dos números, ele acabou deixando o comando do time em virtude dos maus resultados na reta final do Campeonato Brasileiro de 2024. Após deixar São Januário, o treinador teve breve passagem pelo América, do México, onde integrou a comissão do brasileiro André Jardine.




