Carlos Carvalhal no Cruzeiro? Clube mira treinador enquanto avalia saída de Tite

Carlos Carvalhal no Cruzeiro? Clube mira treinador enquanto avalia saída de Tite
Foto: Divulgação/ Instagram @carlos_carvalhal_10

Enquanto avalia a saída do técnico Tite, o Cruzeiro já possui um treinador de preferência para substituí-lo: o português Carlos Carvalhal. Ele esteve no radar da diretoria celeste desde a saída de Leonardo Jardim.

A Agência RTI Esporte apurou que a falta de bons resultados do ex-treinador da Seleção Brasileira no comando do Clube de Belo Horizonte, o nome do treinador, de 60 anos, ganhou força nos bastidores nos últimos dias.

Desempregado desde que deixou o Sporting Braga, de Portugal, em 2025, o treinador é o único nome, até o momento, com quem a diretoria do clube mineiro trabalha. Nos últimos dias, Carlos Carvalhal recusou ofertas para trabalhar no Oriente Médio.

Publicidade

Carlos Carvalhal no Cruzeiro?

Pesa contra o clube mineiro o fato de não ser do desejo de Carlos Carvalhal assumir uma equipe com a temporada em andamento. No entanto, para convencê-lo, Bruno Spindel, diretor executivo do Cruzeiro, apostará em um projeto esportivo a longo prazo.

A ideia é oferecer ao treinador autonomia dar continuidade ao legado de Leonardo Jardim. Além disso, a diretoria promete abrir os cofres para fazer contratações graúdas na janela de transferências de junho, quando encerra a temporada na Europa.

O presidente do Cruzeiro, Pedro Lourenço é contra a ideia de demitir Tite. No entanto, o mandatário vem deixando claro nos bastidores que o trabalho do treinador será avaliado jogo a jogo e terá, principalmente, como base a conquista de títulos.

Técnico português é carta na manga

Portanto, caso seja amadurecida a saída de Tite, o desejo é o de ter já uma carta na manga para substituição imediata. Carlos Carvalhal já havia sinalizado a interlocutores celestes que não descarta a possibilidade de trabalhar no Brasil, embora tenha preferência pela Europa.

O treinador recebeu algumas propostas de clubes da Arábia Saudita, Catar e Emirados Árabes Unidos, mas nenhuma o seduziu. Além do peso em ser treinador do Cruzeiro, o que conta a favor do clube de Belo Horizonte no caso de Carlos Carvalhal é o mercado brasileiro.

Desde 2019, Carlos Carvalhal se tornou alvo de cobiça de clubes brasileiros. Nos últimos anos, ele ouviu e recusou ofertas de Atlético-MG, Bahia, Botafogo Corinthians, Flamengo, Internacional, Red Bull Bragantino e São Paulo.

Ele, em todas as oportunidades, rechaçou a possibilidade em detrimento de compromissos familiares ou de propostas para seguir na Europa. Apesar disso, o treinador nunca tirou do seu radar a possibilidade de trabalhar no Brasil.

Os trabalhos de Abel Ferreira e Jorge Jesus em Palmeiras e Flamengo, respectivamente, servem como base. Segundo duas fontes próximas ao estafe do técnico, Carlos Carvalhal costuma responder com um sorriso sempre quando ouve em Portugal sobre trabalhar no Brasil.

Geralmente, quando isso acontece, além de sorrir, costuma responder que existe um desejo de trabalhar no Brasil. Mas, lembra que será preciso apresentar um projeto esportivo consistente para convencê-lo a deixar o Velho Continente.

Compartilhe nas Redes!

Sobre o Autor