Antes de tudo, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) promoveram ajustes no calendário do futebol carioca para a temporada 2026. Nesse sentido, a mudança leva em conta a complexidade das datas no início do ano e busca reduzir impactos para clubes envolvidos em competições nacionais e internacionais.
Em comum acordo, a FERJ antecipou a partida entre Flamengo e Portuguesa, válida pela 5ª rodada do Campeonato Carioca. O confronto, antes marcado para 31 de janeiro, foi remarcado para o dia 11 de janeiro, às 20h30, como parte da reorganização do calendário estadual.
A alteração está diretamente ligada à definição da data da Supercopa Rei. A competição, que abre oficialmente o calendário nacional, foi transferida de 31 de janeiro para 1º de fevereiro, exigindo ajustes nas rodadas do Estadual para evitar sobreposição de compromissos.
E quando será o jogo do Flamengo contra o Bangu?
Com a nova configuração, o jogo contra o Bangu, em Moça Bonita, no dia 14 de janeiro, passa a ser a segunda partida do Flamengo no Campeonato Carioca. A mudança mantém o intervalo mínimo entre jogos e atende à logística do clube no início da temporada.
A reapresentação do elenco profissional rubro-negro está marcada para o dia 12 de janeiro. Assim, os primeiros compromissos do Carioca serão disputados com atletas das categorias de base, principalmente o time sub-20, que ficará responsável pela largada da competição.
Por fim, foi justamente para garantir a utilização desses jogadores no Estadual que a diretoria optou por não enviar a equipe sub-20 para a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior. A decisão faz parte do planejamento esportivo do clube diante do calendário apertado de 2026.
Confira os primeiros jogos do Flamengo em 2026
11/01 (20h30) Flamengo x Portuguesa
14/01 (21h30) Bangu x Flamengo
17/01 (21h30) Volta Redonda x Flamengo
21/01 (21h30) Flamengo x Vasco
25/01 (18h00) Fluminense x Flamengo
01/02 (a confirmar) Corinthians x Flamengo




