CBF: Fernando Sarney assina termo de posse e diz que convocará nova eleição na entidade com urgência Ednaldo Rodrigues entrou com pedido no STF para anulação da decisão

Antes de mais nada, Fernando Sarney é oficialmente o novo presidente da CBF. Isso porque, o mandatário assinou o termo de posse no começo da noite desta quinta-feira,15. Assim, ele substitui oficialmente Ednaldo Rodrigues, que foi afastado do cargo pela justiça do Rio de Janeiro.
Nesse meio tempo Ednaldo Rodrigues entrou com pedido no STF para que a decisão seja anulada. Além disso, ele pediu para que o desembargador Gabriel Zéfiro, responsável pelo seu afastamento, seja informado com urgência da decisão.
Além disso, Ednaldo Rodrigues pede que a Justiça do Rio não profira mais nenhuma decisão que interfira na presidência da CBF. Pelo menos durante o tempo que durar a vigência da liminar do ministro Gilmar Mendes. Contudo, não existe otimismo por uma decisão favorável para o antigo gestor da CBF.
Desse modo, Fernando Sarney emitiu comunicado oficial informando que convocará novas eleições com urgência para a presidência da entidade visando o quadriênio 2025-2029. Ele disse ainda que, nesse meio tempo tomará as decisões necessárias para que o esporte e parceiros não sejam prejudicados pela crise politica da CBF.
Veja o comunicado oficial da CBF
Na data de hoje (15/05/2025), o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro – TJRJ proferiu decisão na Ação Civil Pública n.0186960-66.2017.0.19.0001 que determinou o afastamento imediato do Sr. Ednaldo Rodrigues do cargo de Presidente da Confederação Brasileira de Futebol – CBF.
Considerando que a referida decisão me atribuiu, na condição de Vice-Presidente mais antigo da CBF, a responsabilidade de convocar em caráter de urgência novas eleições para os cargos diretivos da CBF, informo que já assinei o termo de posse e que a nova eleição para o cargo de Presidente da CBF – Quadriênio 2025-2029 será convocada o mais rápido possível.
As datas, os procedimentos e demais informações do processo eleitoral serão divulgados com a máxima brevidade.
Por oportuno, informo que serão adotadas as medidas administrativas e estatuárias necessárias ao irrestrito cumprimento da referida decisão, preservando-se todas as atividades desportivas e contratos vigentes.