Pular para conteúdo Pular para barra lateral Pular para rodapé

CBF: Quem é Dorival Júnior novo técnico da Seleção Brasileira?

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou na tarde desta quarta-feira, 10, o novo treinador que irá comandar a seleção no ciclo para a Copa do Mundo de 2026 nos Estados Unidos, México e Canadá.

Após fracassar nas negociações com o italiano Carlo Ancelotti, Dorival Júnior foi contratado para o lugar de Fernando Diniz. Com larga experiência no futebol brasileiro, o profissional de 61 anos estava no São Paulo onde conquistou a Copa do Brasil de 2023.

Publicidade

Ex-volante de muita qualidade técnica, passes precisos e com boa finalização, teve passagem destacada por Guarani, Coritiba, Palmeiras, Grêmio e Juventude. Júnior, como era chamado nos tempos de jogador, pendurou as chuteiras no Botafogo-SP em 1999.

Ao longo de sua trajetória, conquistou respeito no mercado da bola por seus trabalhos à frente do Figueirense, Sport Recife e Coritiba. Depois disso, não parou de empilhar taças e foi campeão por Vasco, Santos, Internacional, Athletico Paranaense, Flamengo e São Paulo.

Bem-humorado, positivo e sempre respeitoso com todos, Dorival Júnior fez amigos por todos os clubes por onde trabalhou. De acordo dirigentes e jogadores ouvidos pela Agência RTI Esporte, ele é “diferenciado”, “paizão”, “tático”, “agregador” e “pessoa certa para comandar a seleção”.

Em 2009, sob o comando do Vasco, venceu a Série B do Campeonato Brasileiro. Na sequência, um excelente trabalho: os títulos do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil pelo Santos, qu tinha Paulo Henrique Ganso, Neymar e Robinho, em 2010.

Depois disso, Dorival Júnior voltou ao Peixe para conquistar o Paulistão de 2016. Posteriormente, o treinador fez bons trabalhos, porém, sem títulos no Atlético-MG, Fluminense, Palmeiras e Ceará.

No Internacional, venceu a Recopa Sul-Americana de 2011 e o Campeonato Gaúcho de 2012. Logo em seguida, conduziu o Athletico ao título Estadual de 2020. Nesse ínterim, afastou-se do futebol para tratar de um câncer. Recuperado, voltou a trabalhar no Ceará em 2022.

Consagração no Flamengo e redenção no São Paulo

Com o Flamengo em crise devido aos maus resultados no começo do Campeonato Brasileiro, Dorival Júnior foi contratado para o lugar de Paulo Sousa. Na terceira passagem pelo clube. Venceu a Copa Libertadores da América e a Copa do Brasil.

Foi a consagração para o técnico que foi contratado pela mesma gestão que abriu mão do seu trabalho no começo de 2019. Afinal, o presidente Rodolfo Landim não demonstrou interesse em renovar com Dorival Júnior e contratou Abel Braga para a função.

Em dezembro de 2022, durante às férias dos jogadores, a relação entre Rodolfo Landim e Dorival Júnior azedou. Isso porque, o treinador estava cotado para assumir o lugar de Tite na seleção brasileira após a Copa do Mundo do Catar.

Embora as partes tenham acertado tempo de contrato e salários, a diretoria rubro-negra decidiu interromper as negociações. Na época, o treinador exigia uma cláusula de liberação imediata caso fosse chamado pela CBF.

Rodolfo Landim não cedeu a pressão do estafe do treinador, liberou Dorival Júnior e contratou Vítor Pereira para comandar o Flamengo no Mundial de Clubes de 2023. A saída do técnico causou revolta nos torcedores que foram protestar na porta do CT George Helal.

Livre no mercado da bola, Dorival Júnior foi contratado pelo São Paulo com a missão de evitar o rebaixamento do time no Brasileirão. E conseguiu. De quebra, venceu a Copa do Brasil em cima do ex-clube, o Flamengo, no Morumbi.

ASSISTA A ENTREVISTA DE MÁRIO ALEXANDER NO RTI ESPORTE!

Publicidade
plugins premium WordPress Copy Protected by Tech Tips's CopyProtect Wordpress Blogs.