Pular para conteúdo Pular para barra lateral Pular para rodapé

CBF: quem é Flávio Zveiter cotado para ser candidato a presidência?

Flávio Zveiter é um dos nomes mais importantes do direito esportivo brasileiro na atualidade. Ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), ele é mestre em Gestão Esportiva na Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Nascido em Niterói, no Rio de Janeiro, Flávio Zveiter, 42 anos, é filho de Luiz Zveiter, também ex-presidente do STJD e ex-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, sobrinho do deputado federal Sérgio Zveiter e neto do ex-ministro Waldemar Zveiter.

Publicidade

A Família Zveiter comandou o STJD desde a década de 1990. Flávio Zveiter foi eleito presidente em 2012. Após dois anos, foi membro da Comissão de Juristas no Senado Federal. Além disso, é membro fundador da Academia Nacional de Direito Esportivo.

Em 2017, ele foi indicado através da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) para representar a América do Sul no Comitê de Ética da Fifa, sendo o primeiro brasileiro a ocupar o cargo. Posteriormente, foi Vice-Presidente de Desenvolvimento e Projetos da CBF.

Em maio de 2023, Flávio Zveiter pediu desligamento do cargo para começar articular sua candidatura à presidência da CBF. Desde então, ele já conseguiu o apoio de pelo menos nove federações estaduais. Duas têm, inclusive, relevância política dentro da entidade.

Quem irá apoiar Flávio Zveiter?

As Federações do Rio de Janeiro e Minas Gerais já declararam apoio a Flávio Zveiter, firmando assim o número necessário de adesões para inscrição da sua chapa. Com isso, ele se coloca como maior opositor a Ednaldo Rodrigues.

Com exceção de Bahia e Pernambuco, os presidentes das demais federações do Nordeste (Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) fecharam apoio ao advogado e trabalham nos bastidores a fim de “virar votos”.

Enquanto isso, o mandatário da CBF conta com o apoio do presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Reinaldo Carneiro Bastos, como maior trunfo. A Bahia estará ao lado dele. Por outro lado, Pernambuco ainda não se decidiu.

Vale ressaltar que ele também foi um dos articuladores para a montagem da Libra, um dos movimentos que tentam formar uma liga de clubes no Brasil para tirar os poderes da CBF. Desde então, Flávio Zveiter virou desafeto declarado de Ednaldo Rodrigues.

ASSISTA A ENTREVISTA DE MÁRIO ALEXANDER NO RTI ESPORTE!

Publicidade
plugins premium WordPress Copy Protected by Tech Tips's CopyProtect Wordpress Blogs.