CBF: Samir Xaud confirma que será presidente da entidade: “Vim para somar” Presidente da Federação Roraimense conta com apoio de 25 federações e 10 clubes

Antes de tudo, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) terá um novo comandante a partir do dia 26 de maio. Em entrevista à CNN Brasil, Samir Xaud afirmou que assumirá o cargo, com apoio de 25 federações e 10 clubes, o que inviabiliza a inscrição de outras chapas concorrentes.
O que disse Xaud sobre a CBF?
Durante sua participação no programa Domingol com Benja, Xaud destacou a experiência acumulada no futebol e prometeu mudanças. “As pessoas não me conhecem, mas já trabalho com futebol há muito tempo. Vim para somar e tentar mudar a CBF com uma gestão transparente”, declarou.
O dirigente, que atualmente preside a Federação Roraimense, apresentou a chapa “Futebol para Todos: Transparência, Inclusão e Modernização”. Segundo ele, a proposta é descentralizar decisões e valorizar o trabalho em equipe. “Temos que dar autonomia para as pessoas trabalharem”, afirmou.
Quem é Samir Xaud?
Aos 41 anos, Xaud é médico com especialização em infectologia e medicina esportiva. Empresário do setor, ele administra um centro de treinamento voltado ao fitness e bem-estar. Seu envolvimento direto com a gestão do futebol começou em 2027, quando assumirá a presidência da federação estadual no lugar do pai.
De acordo com o estatuto da CBF, o registro de uma chapa exige no mínimo o apoio de oito federações e cinco clubes. Apesar de uma tentativa de mudança em 2022, a decisão judicial que afastou Ednaldo Rodrigues também restaurou as regras antigas, datadas de 2017.
A nova estrutura da CBF, como será?
Por fim, além do presidente, serão escolhidos oito vice-presidentes, além de membros do Conselho Fiscal. O mandato da nova gestão vai de 2025 a 2029. A votação, como manda o estatuto, ocorre em sigilo e a vitória é definida por maioria simples de votos.