Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos terá segurança reforçada e alerta máximo contra o terrorismo
Paris se prepara para receber sua terceira edição de Jogos Olímpicos, há exatos 100 anos da última vez em que foi cidade sede (a primeira foi em 1900). A Cerimônia de Abertura está marcada para a próxima sexta-feira (26), às 14:30h (horário de Brasília) (19:30h no horário local), no rio Sena. Ao mesmo tempo em que a celebração inaugural do jogos terá um formato inédito, por ser realizada fora de um estádio e aberto ao público, o evento gera preocupação quanto a segurança.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
A Agência RTI Esporte apurou com autoridades locais que o efetivo de agentes de segurança será o maior já visto em uma Cerimônia de Abertura: cerca de 45 mil policiais e integrantes das forças armadas serão deslocados para o rio Sena e arredores. Ao longo dos 19 dias de competições, aproximadamente 30 mil agentes estarão nas ruas, diariamente, para garantir a segurança do evento. A grande preocupação está em possíveis casos de terrorismo nesta semana que antecede os Jogos e durante o período de competições.
A reportagem apurou, ainda, que foram determinadas duas zonas de segurança na capital francesa para impedir a circulação de pessoas sem autorização, tanto no rio Sena, quanto nas ruas próximas ao local da Cerimônia de Abertura. Confira o mapa abaixo:
- Zona Cinza (Segurança Máxima): permitida apenas a passagem de pessoas e veículos de moradores e trabalhadores da região;
- Zona Vermelha (Alta Segurança): permitida a passagem livre de pedestres; veículos só podem circular com a apresentação de um passe que deve ser apresentado nas barreiras policiais.
Início do reforço policial
As barreiras policiais vem aumentando a cada dia nas proximidades do rio Sena. Na semana passada, os desvios no trânsito estavam restritos às ruas próximas a Catedral de Notre Dame. As pessoas ainda podiam circular e ficar às margens de um dos principais cartões postais da capital francesa, mesmo com a presença constante de policiais a pé, fazendo varreduras ao longo do trajeto do rio.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook e Twitter.
A partir de domingo, o cenário mudou e ruas que dão acesso ao local da Cerimônia de Abertura e a alguns pontos turísticos, como o museu do Louvre, já estavam completamente isolados. Cães farejadores e barcos da polícia local, também, seguem trabalhando, diariamente para garantir a segurança do evento.
Nas duas principais avenidas que passam pelos 5º e 6º distritos de Paris (chamado de arrondissement), os Boulevards Saint-Germain e Saint-Michel, inúmeras ruas perpendiculares já tem viaturas da polícia ou barreiras impedindo a passagem dos carros. Grades de proteção seguem sendo montadas nas ruas da região.
(*) Lucas Maciel, enviado especial da Agência RTI Esporte, direto de Paris