Clube de Portugal abre negociação com Santos e quer contratar Alex Nascimento para 2025

Revelado pelas categorias de base do Santos, o zagueiro Alex Nascimento pode ser negociado após o fim da Série B do Campeonato Brasileiro. O jogador de 25 anos, que vem sendo pouco utilizado pelo técnico Fabio Carille, está na mira do Arouca, de Portugal.
A Agência RTI Esporte apurou que o clube português já abriu negociação com o Alvinegro Praiano e deseja concretizar a operação ainda este ano para levar o defensor em janeiro de 2025, quando a janela de transferências será aberta.
As conversas entre as duas equipes têm avançado. No entanto, as partes ainda precisam chegar a um acerto nas cláusulas da transação e agora discutem apenas os termos aditivos de bonificações para assinarem o acordo de venda.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
O Alvinegro Praiano é dono de 70% dos direitos econômicos, enquanto o restante do passe é pertence ao jogador (30%). O camisa 31 tem contrato com o Peixe até dezembro de 2026. A multa rescisória é de 10 milhões de euros (R$ 60,5 milhões, na cotação atual).
A diretoria alvinegra, por outro lado, espera lucrar, pelo menos, 2,5 milhões de euros (R$ 15,1 milhões, na cotação atual) com a venda do jogador para o Arouca. A ideia é utilizar o dinheiro na formação do elenco para a temporada de 2025.
Ainda segundo apurou a reportagem, o Arouca quer agilizar o acordo para evitar a concorrência de outros clubes entre dezembro e janeiro, quando recomeça a movimentação de empresários, representantes e intermediários do mercado da bola.
O estafe do jogador vem buscando acelerar as negociações. Isso porque entendem que a volta de Alex Nascimento para Portugal, onde teve boa passagem pelo Famalicão, pode ser um bom passo na carreira para se projetar na Europa.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter e BlueSky.
Além disso, o Santos aceita vender o zagueiro se as conversas avançarem para os números desejados, até pela necessidade de negociar jogadores, sobretudo os mais jovens, para ajudar na reestruturação do departamento de futebol.
O interesse dos portugueses partiu do técnico Gonzalo García, que o acompanha desde as categorias de base do Santos. O uruguaio chegou a indica-lo para o FC Twente, quando trabalhou como auxiliar técnico no clube holandês.
Em abril deste ano, por exemplo, o zagueiro foi alvo do Fluminense, que manteve conversas com os dirigentes santistas. No entanto, o Tricolor das Laranjeiras não enviou proposta devido aos altos valores exigidos para adquiri-lo em definitivo.