Com “mancha invisível”, Botafogo promove campanha de combate ao câncer de pele Glorioso promoveu campanha em conjunto com End to End que passou despercebida pelos torcedores e pela mídia; Iniciativa transmite mensagem sobre a necessidade de fazer constantemente um check-up de pele

Durante 12 partidas da temporada, o Botafogo entrou em campo com um detalhe sutil no uniforme: uma pequena mancha nas costas da camisa, próxima ao número. A iniciativa, criada em parceria com as agências End to End, Área 23 e o Instituto Melanoma Brasil, passou despercebida por torcedores e pela imprensa — justamente como previsto pela campanha de conscientização sobre o melanoma, tipo agressivo de câncer de pele.
Aproveite o nosso BÔNUS de até R$ 100. Clique aqui e faça o seu cadastro na BR4BET
A ação, batizada de O Patrocínio que Ninguém Viu, teve como objetivo alertar para a importância do diagnóstico precoce. Assim como a mancha no uniforme, sinais da doença podem surgir em regiões pouco visíveis do corpo e serem ignorados por longos períodos. A campanha foi revelada nesta segunda-feira (7), nas redes sociais do clube, com a hashtag #SeLigaNasCostas.
“12 jogos com essa mancha na camisa do Fogão e você não viu. O melanoma também se esconde. Faça um check-up de pele”, publicou o perfil oficial do Botafogo.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Para o diretor de marketing do clube, Pedro Souto, o futebol pode ir além das quatro linhas. “Nosso objetivo foi chamar atenção para uma doença silenciosa. A ação mostrou que, muitas vezes, o que não vemos é o que mais precisa de atenção”, afirmou.
Bruno Brum, CMO da End to End, destacou a força do esporte na mobilização social: “Queremos provocar uma mudança de comportamento em relação ao cuidado com a pele. O futebol é uma plataforma poderosa para dar visibilidade a causas essenciais.”
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter, BlueSky e Threads.
Já a presidente do Instituto Melanoma Brasil, Rebecca Montanheiro, reforçou o caráter preventivo da campanha. “O melanoma pode aparecer em qualquer parte do corpo, até mesmo em pintas já existentes. A falta de atenção pode comprometer o diagnóstico precoce. Campanhas como essa são fundamentais para alertar a população.”
A iniciativa inclui ainda o lançamento de um site informativo (opatrocinioqueninguemviu.com.br) e uma série de conteúdos nas redes sociais do Botafogo nos próximos dias. A proposta é ampliar o debate e incentivar o cuidado contínuo com a saúde da pele.