Antes de mais nada, os Estados Unidos atacaram o território venezuelano na madrugada deste sábado (03). Em comunicado, o governo da Venezuela afirmou que “a agressão militar” norte-americana aconteceu na capital Caracas, além dos estados de Miranda, Aragua e La Guaira.
Diante da situação no país, a Agência RTI Esporte entrou em contato com a CONMEBOL em busca de informações sobre as partidas da Copa Libertadores da América e da Copa Sul-Americana envolvendo os times da Venezuela. Em nota, a entidade afirmou que “acompanha os recentes acontecimentos na Venezuela”, mas sem entrar em detalhes.
Além disso, a reportagem conversou com fontes ligadas à entidade máxima do futebol sul-americano que confirmaram que a CONMEBOL mantém contato com os dirigentes da Federação Venezuelana de Futebol (FVF). Os interlocutores disseram ainda que, neste momento, as partes avaliam as questões de segurança do país e, nos próximos dias, vão divulgar um plano para a realização das partidas envolvendo os times venezuelanos na Copa Libertadores da América e na Copa Sul-Americana.
Por fim, questionadas sobre a possibilidade dos jogos acontecerem em outro país, as fontes ouvidas pela reportagem preferiram não antecipar a decisão final da CONMEBOL. Reiteraram, apenas, que o momento é de avaliação das condições de segurança no país.
A Venezuela tem oito representantes nas competições continentais: UCV, Deportivo La Guaira, Carabobo e Deportivo Táchira (Copa Libertadores); Academia Puerto Cabello, Monagas, Caracas e Metropolitanos (Copa Sul-Americana).
À exceção da UCV e do Deportivo La Guaira, os demais times disputam as fases preliminares das respectivas competições. No caso do clubes envolvidos na Copa Sul-Americana, os quatro fazem confronto direto por uma vaga na fase de grupos do torneio. Confira os confrontos e as datas dos jogos:
Copa Libertadores da América*
- 03 de fevereiro – The Strongest (BOL) X Deportivo Táchira (VEN) (Jogo de Ida – 1ª fase eliminatória)
- 10 de fevereiro – Deportivo Táchira (VEN) X The Strongest (BOL) (Jogo de Volta – 1ª fase eliminatória)
- 17 de fevereiro – Carabobo (VEN) X Huachipato (CHI) (Jogo de Ida – 2ª fase eliminatória)
- 24 de fevereiro – Huachipato (CHI) X Carabobo (VEN) (Jogo de Volta – 2ª fase eliminatória)
* A CONMEBOL ainda não definiu os horários das partidas
Copa Sul-Americana
- 03 de fevereiro, às 21:30h – Academia Puerto Cabello (VEN) X Monagas (VEN) (Jogo Único – 1ª fase eliminatória)
- 04 de fevereiro, às 19h – Caracas (VEN) X Metropolitanos (VEN) (Jogo Único – 1ª fase eliminatória)




