Como joga Yamil Asad, ex-FC Cincinnati, novo reforço do Cuiabá

Antes de mais nada, o Cuiabá fechou a contratação do atacante Yamil Asad, de 30 anos, que estava no FC Cincinnati, dos Estados Unidos. Ele estava livre no mercado da bola depois de não chegar a um acordo com o clube que disputa a Major League Soccer (MLS).
A Agência RTI Esporte apurou que o jogador argentino assinou contrato até dezembro de 2026. O acordo prevê a extensão do vínculo por mais uma temporada. Para que o aditivo seja acionado, ele terá de cumprir metas esportivas durante o compromisso.
Nascido Santo Antonio de Padua, na Argentina, Yamil Asad, é filho do lendário Omar Asad, que brilhou pelo Vélez Sarsfield nos anos 90. O atacante fez as categorias de base na equipe de Buenos Aires e subiu ao profissional em 2013.
Aproveite o nosso BÔNUS de até R$ 100. Clique aqui e faça o seu cadastro na BR4BET
Em 2017, por exmeplo, mudou-se para os Estados Unidos. De lá para cá, se tornou peça-chave e titular no Atlanta United, DC United e FC Cincinnati jogando a MLS. Nesse meio tempo, teve breve passagem pela Universidad Católica, do Chile.
Atacante destro, rápido e com muita visão de jogo, Yamil Asad tem como principais virtudes a movimentação, a capacidade de armar o jogo e criar jogadas pelos lados. Além disso, o esquema em que mais combina com suas características é o 4-2-3-1, como um dos meias.
Seu lado de preferência é a esquerda. Lá, ele joga com o pé invertido, com o pé direito virado para dentro do campo e mais próximo do gol. Nessa posição, ele tem facilidade para conduzir a bola e dar toques curtos com os companheiros.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Aliás, sabe quem joga no outro lado no FC Cincinnati? Luca Orellano, com passagem pelo sem brilho pelo Vasco. Yamil Asad não é um ponta tradicional, que gosta de pegar a bola por um dos lados e ir driblando até chegar ao gol ou dar o passe para o lado.
O argentino é o que os treinadores chamam de “ponta construtor”: gosta de se movimentar do lado para dentro e ir tocando a bola e criando jogadas. O movimento mais característico de Yamil Asad é quando ele sai, recebe e toca curto para quem se aproxima.
Ainda segundo apurou a reportagem, Bernardo Franco pediu sua contratação por causa da disciplina tática e inteligência com a bola nos pés. Yamil Asad, aliás, necessita de um centroavante, o famoso legítimo camisa 9, para funcionar.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter, BlueSky e Threads.
Nas últimas duas temporadas, disputou 55 partidas, marcou sete gols e fez cinco assistências somando suas atuações por DC United e FC Cincinnati na MLS. Yamil Asad gosta de apoiar e mostrar agilidade nos momentos de contra-ataque.
Ele também chega de surpresa na área, nas costas da defesa. O argentino é visto como competitivo e alia a vocação ofensiva a uma grande vontade e atitude sem a bola. Um ponto a ser melhorado é a finalização. Mais passador que finalizador, ainda peca nos chutes a gol.
A princípio, Yamil Asad chega para ser titular no 4-2-3-1 atual do Cuiabá com foco na Série B do Campeonato Brasileiro. Apesar dos 30 anos, o clube entende também vê a possibilidade de retorno esportivo e financeiro a longo prazo.