Confusão no Clássico: Consequências da briga entre atletas de Flamengo e Botafogo

Antes de tudo, a recente confusão que marcou o clássico Flamengo e Botafogo, pela 7ª rodada do Cariocão, no Maracanã, gerou preocupações quanto às possíveis repercussões para os clubes envolvidos. No momento da pancadaria, o meia Gérson, do Flamengo, foi expulso, assim como seu companheiro, o zagueiro Cleiton. Do lado do Alvinegro, o cartão vermelho foi para o zagueiro Alexander Barboza.
A Agência RTI Esporte observou que o confronto aconteceu após o árbitro apitar o fim da partida, que terminou com vitória do Flamengo por 1 a 0 (gol de Léo Ortiz), na noite da última quarta-feira (12). O clima de tensão tomou conta do campo quando Gérson, buscando separar uma discussão entre Bruno Henrique e Barboza, acabou se envolvendo em uma briga, que resultou em sua expulsão.
Aproveite o nosso BÔNUS de até R$ 100. Clique aqui e faça o seu cadastro na BR4BET
Como se viu, durante a confusão, Barboza, do Botafogo, levou um soco de Cleiton, que estava no banco de reservas. Além do cartão vermelho, o argentino perdeu um dente devido ao golpe. Os seguranças dos clubes tiveram dificuldades para conter os atletas e a confusão prosseguiu no acesso aos vestiários.
Segundo o Código Brasileiro de Justiça Desportiva, atitudes como as presenciadas no Maracanã podem resultar em punições severas. Nesse sentido, o artigo 254-A do CBJD trata de agressões físicas ocorridas durante a partida, prova, ou equivalente, definindo como “conduta violenta” qualquer ato de agressão a um adversário ou colega de equipe. A pena prevista é de quatro a doze partidas.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Contudo, o § 2º prevê que se da agressão resultar lesão corporal grave, atestada por laudo médico, a pena será de suspensão de oito a vinte e quatro partidas. Os clubes envolvidos poderão ser responsabilizados pela postura de seus jogadores, com o risco de o Flamengo e o Botafogo sofrerem punições adicionais.
O relatório do árbitro Bruno Mota Correia, registrado na súmula da partida, será fundamental para a análise do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter, BlueSky e Threads.
Em princípio, o Flamengo não poderá contar com o zagueiro Cleiton e com o volante Gérson no clássico contra o Vasco da Gama, sábado (15), às 21h45, no Maracanã. Eles cumprirão a suspensão automática.
Por sua vez, o Botafogo perde o zagueiro Alexander Barboza para o jogo contra o Boavista, também no sábado, às 19h, em Bacaxá.