O Fluminense enfrenta o Lanús nesta terça-feira (21), em duelo válido pela volta das quartas de final da Copa Sul-Americana, no Maracanã. Para o confronto, a Conmebol escalou o árbitro venezuelano Jesús Valenzuela.
O profissional, que tem 41 anos, pode ser considerado um dos mais respeitados do continente. A saber, Valenzuela ingressou no quadro de árbitros da Fifa em 2023, o que lhe trouxe boa reputação em competições internacionais de alto nível.
Vale lembrar também que o árbitro soma participações na Copa Libertadores, Copa Sul-Americana, Copa América e Mundial de Clubes.
Jesús Valenzuela: estilo de arbitragem
O venezuelano mescla rigidez com equilíbrio em seu trabalho. Sendo assim, Jesús Valenzuela aplica cartões de forma criteriosa, o que intensifica ainda mais a sua boa leitura de jogo.
A Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) avaliou o trabalho do profissional e o elegeu como melhor árbitro da Conmebol em 2021.
Esse não será o primeiro encontro de Jesús Valenzuela com o Fluminense. O árbitro teve a oportunidade de apitar jogos do Tricolor na campanha da Copa Libertadores da América em 2023.
Do outro lado, o Lanús não tem boas recordações do venezuelano. Na ocasião, em 2020, Jesús Valenzuela apitou a derrota dos argentinos para o Defensa y Justicia na final da Copa Sul-Americana.
Por fim, Fluminense e Lanús entram em campo nesta terça-feira, às 21h30, no horário de Brasília.




