Conheça Luca Moraes, o português que virou a nova joia da Seleção Brasileira

Aos 14 anos, Luca Moraes, atacante do Benfica, faz história ao ser convocado para a Seleção Brasileira Sub-15
Foto: Reprodução/Instagram @lucammoraes

Antes de tudo, o futebol brasileiro ganha um novo protagonista nas categorias de base. Luca Muzzi Moraes, atacante, de apenas 14 anos, do Benfica, de Portugal, foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-15.

Nesse sentido, ele se torna o primeiro jogador a integrar uma seleção nacional jovem sem ter passado por clubes brasileiros. Natural de Lisboa, Luca Moraes já soma 16 gols em 16 partidas na temporada de 2025/2026 com a camisa das “águias”.

Além da impressionante regularidade, o jovem destaca-se pelo faro de gol, velocidade e precisão nas finalizações. Canhoto e ágil, ele mostra maturidade competitiva acima da média para a idade, chamando a atenção.

Quem é Artur Moraes, pai de Luca?

Desde já, a ligação de Luca ao futebol brasileiro vem do pai, Artur Moraes. Revelado pelo Paulista, o goleiro ganhou destaque no Cruzeiro e passou pelo Coritiba antes de seguir a carreira no futebol europeu.

Além disso, ele atuou em clubes como Siena, Cesena, Roma, Braga, Benfica, Osmalispor e Aves. Em 2017, teve uma breve passagem pela Chapecoense. Ao longo da carreira, conquistou 16 títulos, incluindo a Série A do Brasileirão em 2003 e duas Ligas Portuguesas em 2013/2014 e 2014/2015.

No Benfica, por exemplo, trabalhou com Jorge Jesus e disputou duas finais da Europa League. Hoje, Artur Moraes é vice-presidente do União de Santarém, da Liga 3 de Portugal, e já atuou em funções diretivas no FC Alverca e no Coritiba.

Atacante já atuou e impressionou na seleção de Sub-15 da Itália

Antes de optar pelo Brasil, Luca representou a Seleção Italiana Sub-15 e foi artilheiro do Torneio de Natal da FIGC em Novarello. No Instagram, o atacante mostrou-se contente por vestir a camisa Azzurra: “Muito feliz e orgulhoso por esta grande oportunidade: a minha primeira presença internacional com a Itália”, disse.

Ainda mais, nessa competição, ele marcou três gols e fez uma assistência. Assim, ele agradou aos responsáveis da Federação Italiana de Futebol e ficou em aberto a possibilidade de voltar a jogar pelos italianos. Porém, agora, Luca irá mesmo vestir a Amarelinha do Brasil.

Quais são os outros convocados?

Do mesmo modo, além de Luca, a seleção sub-15 conta com outros nomes de destaque. Assim, entre os goleiros estão Arthur Lourenço (Internacional), Daniel Arcon (Red Bull Bragantino) e Samuel Pereira (Vitória).

Nos defensores, foram chamados Lavender (Flamengo), Ruann Silva (São Paulo), Mauricio Barbosa (Internacional), Ruan Victor (Cruzeiro), Victor Marques (Atlético-MG), Sandro Silva (Vitória), Paulo Rodrigues (Flamengo) e Gustavo Galan (Palmeiras).

No meio-campo, aparecem Gustavo Fahmer (Internacional), Lucas Orfei (São Paulo), Lucas Splichal (Corinthians), Caio Paula (Fluminense), Igor Macedo (Corinthians), Brener Paulino (Internacional) e Gabriel Castor (Grêmio).

Por fim, entre os avançados, além de Luca, foram convocados Iarley Vieira (Red Bull Bragantino), Wandslan (Flamengo), Anderson Santos (Palmeiras), Samuell Oliveira (Fluminense), Kelwin (Internacional), Isaac Alves (Santos), Deivid Sousa (Flamengo) e Luis Fhelipe (Palmeiras).

*André Freixo, enviado especial da Agência RTI Esporte, direto de Portugal

Compartilhe nas Redes!

Sobre o Autor