Foto: Wellington Faustino / FPF-PB
Pela primeira vez na história, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) terá uma mulher ocupando o cargo de vice-presidente. A eleição, que está marcada para o próximo domingo, 25, confirmará a chapa única liderada por Samir Xaud. O novo mandatário da entidade vai assumir a presidência em um mandato de quatro anos e terá Michelle Ramalho como sua vice.
Paraibana de Campina Grande, Michelle Ramalho Cardoso está à frente da Federação Paraibana de Futebol (FPF) desde 2018. Sua chegada à presidência da entidade foi marcada por uma disputa acirrada com o ex-diretor executivo Eduardo Araújo. Na ocasião, ela contou com o apoio de figuras de peso, como Rosilene Gomes — que dirigiu a FPF de 1989 a 2014 — e do então presidente da CBF, Marco Polo del Nero.
Embora tenha perdido a primeira votação, que terminou empatada, Michelle venceu na segunda rodada e tornou-se a segunda mulher a presidir uma federação estadual no Brasil. Em 2022, foi reeleita em chapa única, consolidando sua liderança no futebol paraibano.
Formada em Direito e Administração de Empresas, Michelle iniciou sua trajetória no futebol como advogada, atuando principalmente na defesa do Treze em tribunais desportivos. Em 2017, tornou-se auditora do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o que a aproximou do centro das decisões políticas do futebol no país.
A partir daí, sua projeção nacional cresceu. Além da atuação à frente da FPF, Michelle também ocupa hoje o cargo de conselheira federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Aliás, Michelle ganhou destaque internacional por seu perfil conciliador e seu carisma. Fluente em inglês e espanhol, construiu uma relação próxima com o presidente da Fifa, Gianni Infantino. Não por acaso, conseguiu dele uma rara mensagem em português para parabenizar o Nacional de Pombal, time paraibano, em seu aniversário.
Também é notória sua atuação em prol do futebol feminino. Chefiou delegações da Seleção Brasileira em grandes eventos como a Copa do Mundo de 2019 e as Olimpíadas de Paris, em 2024. Na Paraíba, promoveu um campeonato estadual com dez clubes — um dos maiores do país.
Agora, como vice-presidente da CBF, Michelle Ramalho leva à entidade máxima do futebol brasileiro uma bandeira clara: fortalecer ainda mais o protagonismo das mulheres no esporte.
O São Paulo apresentou a sua escalação para o jogo desta terça-feira (20), contra o…
Inicialmente, o Grêmio tenta retomar o bom momento nesta terça-feira (21), diante do CSA, pela…
A Conmebol definiu a Bolívia como palco para a decisão da Copa Sul-Americana nesta terça-feira…
O Athletico-PR divulgou a sua escalação para o jogo desta terça-feira (20), contra o Brusque,…
O Náutico recebe o São Paulo nesta terça-feira (20), para um duelo válido pela Copa…
Inicialmente, como parte do processo de reformulação do elenco para o Mundial de Clubes, o…