Conmebol admite erro de árbitro na expulsão de Gonzalo Plata, do Flamengo

Andres Rojas expulsou atacante do Flamengo já ao final da partida

Arbitragem

A Conmebol divulgou, nesta sexta-feira, 19, uma análise sobre a expulsão do atacante equatoriano Gonzalo Plata, do Flamengo. O lance aconteceu já nos minutos finais da partida com o Estudiantes, pela Copa Libertadores. Plata disputou jogada no ataque e acabou expulso após aplicação do segundo cartão amarelo. Aliás, em análise da Conmebol, o árbitro colombiano Andrés Rojas cometeu um erro grave.

De acordo com a entidade, nas imagens é possível ver que Plata chega antes que o defensor na jogada. Na sequência do lance, o equatoriano é atingido com um chute. No entanto, o árbitro Andrés Rojas marcou falta para o Estudiantes e aplicou cartão amarelo em Plata, o que resultou na expulsão do atacante.

Ainda com base na análise na Conmebol, não era possível uma intervenção do VAR na jogada. A entidade lembrou que o mecanismo apenas é utilizado em casos como gols, pênalti, cartão vermelho direto ou erro de identidade. Desse modo, como o lance gerou cartão amarelo para Plata, o protocolo do VAR não permite uma revisão por parte da arbitragem.

Áudios do VAR

Na sequência, a Conmebol divulgou os áudios do VAR sobre o lance que gerou a expulsão de Plata. Responsável pelo mecanismo, o colombiano Nicolas Gallo percebe que há um erro do árbitro Andrés Rojas. No entanto, é possível ouvir que Gallo diz “não posso entrar”, destacando que não é possível interferir em um lance que resultou em cartão amarelo.

Compartilhe nas Redes!
Rolar para cima