Conmebol sugere que Copa do Mundo de 2030, edição do centenário do torneio, seja disputada por 64 seleções Alejandro Domínguez revelou intenção de aumentar o número de participantes no Mundial de 2030

Antes de mais nada, durante o 80º Congresso Ordinário da Conmebol, realizado nesta quinta-feira (10), em Luque, no Paraguai, o presidente da entidade, Alejandro Domínguez, propôs que a Copa do Mundo de 2030 tenha 64 seleções participantes. A sugestão foi apresentada como uma medida comemorativa pelo centenário da competição.
Aproveite o nosso BÔNUS de até R$ 100. Clique aqui e faça o seu cadastro na BR4BET
“Estamos convencidos de que a celebração do centenário será algo único, porque só se faz 100 anos uma vez. E é por isso que estamos propondo realizar este aniversário com 64 seleções, em três continentes simultaneamente, para que todos os países tenham a oportunidade de viver uma experiência global, e para que ninguém neste planeta fique de fora desta festa, que é nossa, embora seja disputada em muitos outros lugares”, disse Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol.
A edição de 2030 da Copa do Mundo já tem parte de seu formato definido. Será a primeira vez que o torneio será disputado em dois continentes (Europa e África) com sedes principais na Espanha, em Portugal e no Marrocos. Além disso, em homenagem aos 100 anos da realização da primeira Copa do Mundo, em 1930, três partidas inaugurais ocorrerão na América do Sul. Os jogos serão realizados na Argentina, no Uruguai e no Paraguai.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
A próxima edição da Copa do Mundo, em 2026, será realizada nos Estados Unidos, México e Canadá, marcando a estreia de um novo formato com 48 seleções. Esse número já aprovado pela FIFA. Caso seja aprovada, a sugestão da Conmebol para o torneio de 2030 representará um novo aumento no número de participantes.
A proposta de ampliação ainda não foi avaliada pela FIFA e não há, até o momento, confirmação de que o número de 64 seleções será adotado. O modelo atual aprovado para 2030 será realizado em múltiplas sedes, mas com o formato com 48 seleções, assim como será feito em 2026.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter, BlueSky e Threads.
Por fim, a Conmebol não detalhou como seria realizada a logística para acomodar 64 seleções em um torneio disputado em três continentes. Do mesmo modo, a entidade Sul-Americana não indicou como seria a mudança no calendário e a estrutura dos grupos.