Copa América 2024: bola, mascote, patrocinadores e mais
Muito se fala dos craques que irão disputar a Copa América, a 48ª edição do torneio, que será disputada em 2024, nos Estados Unidos. Porém, a grande estrela da partida às vezes acaba passando sem ser notada: a bola oficial da competição.
Para a edição deste ano, a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) já lançou a “Puma Cumbre”, em homenagem às montanhas que cruzam o continente. As cores predominantes são o branco, o vermelho e o azul, em alusão a bandeira dos EUA.
O design da bola, antes de mais nada, tem relação ao formato do continente. Há 16 linhas na bola em referência ao número total de participantes. O torneio será disputado por dez seleções da Conmebol e seis convidadas da Concacaf.
As seis seleções da Concacaf se classificaram pela Liga das Nações da Concacaf 2023/2024. As equipes da América do Norte, América Central e Caribe já classificadas são: Estados Unidos, Jamaica, México e Panamá.
Os outros dois participantes da Concacaf serão conhecidos após um mata-mata entre Canadá x Trinidad e Tobago e Costa Rica x Honduras, que será realizado em março. Nesta edição, a competição será organizada por ambas as confederações.
A primeira aparição da bola “Puma Cumbre” na Copa América de 2024 será no dia 20 de junho de 2024, no Mercedes-Benz Stadium, em Atlanta, onde será realizada o jogo inaugural do torneio.
Qual o nome do mascote da Copa América?
A águia, símbolo dos Estados Unidos, foi escolhida como a mascote da Copa América 2024. Filha de mãe latina e pai americano, a Capitán representa a fusão entre a paixão da América do Sul pelo futebol e a vibrante atmosfera americana.
A ideia central pela escolha é o respeito às diferenças entre os países. A Conmebol reforça que a escolha da mascote leva em conta a simbologia de liderança, liberdade, paixão, nobreza e o espírito indomável que a águia representa para o povo norte-americano.
Quais são os patrocinadores da Copa América?
Para a realização, a Conmebol conta com 30 apoiadores divididos entre os parceiros da entidade, patrocinadores do torneio e apoiadores regionais que irão atuar nos bastidores da Copa América.
A estimativa é que, apena com contratos publicitários, a Conmebol receba US$ 1 bilhão (R$ 5 bilhões, na cotação atual) com a Copa América. O valor não contempla a comercialização de ingressos, camarotes, produtos licenciados e direitos de transmissão.
Vale lembrar que há os Conmebol Partners (parceiros), Conmebol Sponsors (patrocinadores) e Regional Supporters (apoiadores regionais). As multinacionais fechadas, até o momento são: Coca-Cola, Gol Linhas Aéreas, Mastercard, Michelob Ultra, Powerade, Puma e TCL
Além disso, a parceria com as empresas prevê ativações nos estádios e na Fan Zone, com a participação de ex-jogadores e de embaixadores da Conmebol, e a organização do Tour das Copas, levando os icônicos troféus dos torneios em uma turnê pela América do Sul.