Pular para conteúdo Pular para barra lateral Pular para rodapé

Copa América: relembre 10 craques sul-americanos que atuaram nos Estados Unidos

Antes de mais nada, a ida de Lionel Messi e Luís Suárez para o Inter Miami faz parte do pacote de divulgação da Copa do Mundo de 2026. Porém, muito antes da chegada dos astros outros atletas sul-americanos foram determinantes para a implementação do esporte no país.

No fim da década de 70, Carlos Alberto Torres, Marinho Chagas, Teofilo Cubillas, Roberto Cabañas, Romerito e Pelé foram disputar a National American Soccer League (NASL), hoje Major League Soccer (MLS), para popularizar o futebol nos Estados Unidos.

Publicidade

Depois da Copa do Mundo de 1994, a US Soccer, com apoio da FIFA, constituiu uma liga. Além disso, a entidade desenvolveu projetos para a criação da franquia de clubes, ajudou na construção de estádios e centro de treinamentos para incentivar a prática do esporte.

Desde então, os clubes passaram a investir pesado na contratação de estrelas. Nesse ínterim, David Beckham, Zlatan Ibrahimovic e Wayne Rooney desembarcaram no país da Copa América. No entanto, foram os sul-americanos que mudaram o patamar do futebol norte-americano.

Diante disso, a Agência RTI Esporte listou dez jogadores que passaram pelos Estados Unidos. O levantamento conta, antes de mais nada, com atletas da Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Não consta, portanto, atletas brasileiros. Será que você lembra deles? Confira!

Arévalo Rios

Antes de mais nada, o uruguaio Arévalo Rios ganhou projeção no mundo do futebol após conquistar a Copa América de 2011. Posteriormente, atuou por clubes do México, Brasil, Itália, Estados Unidos, Argentina, Paraguai e Peru.

Em 2013, o ex-volante foi contratado pelo Chicago Fire. Ele chegou com status de grande estrela do futebol sul-americano após passagens por Peñarol, Botafogo e Palermo. A passagem, entretando, ficou marcada por sucessivas lesões.

Carlos Valderrama

Carlos Valderrama é considerado um dos maiores ídolos do futebol colombiano. “El Pibe” teve passagem expressiva pelos Estados Unidos, onde atuou de 1996 a 2002. Ele foi, portanto, nome importante na popularização do futebol no país.

Nesse ínterim, o lendário camisa 10 vestiu as camisas do Miami Fusion, Tampa Bay Mutiny e Colorado Rapids. Ele, entretanto, nunca foi campeão por lá. Apesar disso, é apontado pela imprensa especializada como um dos melhores estrangeiros que já passou pela MLS.

Darío Conca

Símbolo do Fluminense na conquista do Campeonato Brasileiro de 2010, Darío Conca encerrou a carreira atuando nos Estados Unidos. Em 2019, após passagem sem brilho pelo Flamengo, o argentino foi contratado pelo Austin Bold.

A princípio, o camisa 10 chegou ao novo clube com o status de craque. No entanto, não conseguiu repetir as boas atuações de quando atuou no Brasil. Isso porque, o jogador não conseguiu se recuperar de uma grave lesão no joelho direito. Com disso, encerrou a carreira precocemente.

Eduardo Hurtado

Antes de tudo, Eduardo Hurtado é um dos maiores atacantes da história recente do futebol equatoriano. “El Tanque”, como é chamado pela imprensa do seu país devido ao forte porte físico, atuou nos Estados Unidos de 1996 a 1999.

Nesse ínterim, o centroavante teve passagem destacada por Los Angeles Galaxy, New York Metrostars e New England Revolution. Na sua primeira temporada foi escolhido para a seleção da MLS de 1996. Vale ressaltar que ele disputou três vezes a Copa América: 1993, 1995 e 1997.

Giovanni Savarese

Antes de mais nada, Giovanni Savaresie é um dos maiores jogadores da história da MLS. O atacante, nesse ínterim, marcou época atuando por New York Metrostars, New England Revolution e San Jose Earthquakes. Em 1996, foi escolhido para a seleção da MLS.

Em 2004, pendurou as chuteiras no Long Island Rough Riders, da terceira divisão, dos Estados Unidos. Em 2012, iniciou a carreira como treinador no New York Cosmos. Atualmente, Giovanni Savarese comanda o Portland Timbers.

Marcelo Gallardo

Lendário camisa 10 do River Plate, Marcelo Gallardo teve passagem bem sucedida por todos os clubes que atuou no exterior. Logo após deixar o clube argentino, o meio-campista vestiu as camisas do Monaco, Paris Saint-Germain, Washington DC United e Nacional.

O argentino chegou aos Estados Unidos com status de craque. O camisa 10, entretanto, atuou apenas seis meses na Terra do Tio Sam. Mas, foi tempo suficiente para ser eleito para a seleção dos melhores jogadores da MLS. Em 2008, foi peça chave na conquista da US Open Cup.

Marco Etcheverry

Marco Etcheverry é considerado o melhor jogador que atuou nos Estados Unidos após a Era Pelé. “El Diablo” foi o símbolo do time que classificou a Bolívia para a Copa do Mundo em 1994. Participou de seis edições da Copa América: 1989, 1991, 1993, 1995, 1997 e 1999.

O camisa 10 atuou pelo Washington DC United de 1996 a 2003. Nesse ínterim, venceu a Copa Interamericana (1998), a Copa dos Campeões da CONCACAF (1998), a MLS Cup (1996, 1997, 1999 e 2004), a MLS Supporters Shield (1997 e 1999) e a US Open Cup (1996).

Marcos González

Marcos González, brasileiro naturalizado chileno, teve passagem importante pelos Estados Unidos. De 2006 a 2007, o zagueiro atuou pelo Columbus Crew. Não conquistou títulos pelo clube. Entretanto, ajudou o time a chegar duas vezes nos playoffs da MLS.

O xerife teve passagem vitoriosa por quase todos os clubes que atuou. Ao longo da carreira, faturou títulos por Universidad de Chile, Universidad Católica e Necaxa. No Brasil, ajudou o Flamengo a vencer a Copa do Brasil de 2013 e o Campeonato Carioca de 2014.

Nelson Valdez

Nelson Valdez é um dos maiores ídolos da história recente do futebol paraguaio. O atacante teve passagens importantes por Werder Bremen, Borussia Dortmund, Rubin Kazan, Valencia, Al Jazira, Olympiacos e Eintracht Frankfurt.

Posteriormente, o centroavante atuou nos Estados Unidos de 2015 a 2016. Nesse interim, vestiu a camisa do Seattle Sounders. O craque paraguaio, aliás, foi símbolo do time na conquista da Major League Soccer (MLS) de 2016.

Percy Olivares

Percy Olivares foi revelado pelas categorias de base do Sporting Cristal. Fez carreira internacional sólida passando por Deportivo Cali, Nürmberg, Tenerife, Fluminense, Cruz Azul, PAOK e Panathinaikos. Por isso, tornou-se uma das referências do futebol peruano nos anos 90.

Em 2002, o lateral-esquerdo foi contratado pelo Dallas Burn. Chegou para atuar ao lado do boliviano Joselito Vaca, do colombiano Óscar Pareja e do hondurenho Ronald Cerritos. No entanto, teve passagem fraca pelo clube e foi dispensado após seis meses.

Confira o desempenho dos jogadores nos Estados Unidos:
NOME JOGOS DISPUTADOS GOLS MARCADOS TÍTULOS
Arévalo Rios 9 0 0
Carlos Valderrama 192 17 0
DarÍo Conca 3 0 0
Eduardo Hurtado 121 55 0
Giovanni Savarese 153 83 0
Marcelo Gallardo 19 4 1
Marco Etcheverry 224 39 6
Marcos González 93 10 0
Nelson Valdez 43 4 1
Percy Olivares 7 0 0
ASSISTA A ENTREVISTA DE ALEXANDRE GUIMARÃES NO RTI ESPORTE!

Publicidade
plugins premium WordPress Copy Protected by Tech Tips's CopyProtect Wordpress Blogs.