Pular para conteúdo Pular para barra lateral Pular para rodapé

Copa América: relembre as campanhas da seleção brasileira nas últimas 5 edições do torneio

No dia 24 de junho, a seleção brasileira estreia contra a Costa Rica, no SoFi Stadium, em Los Angeles, nos Estados Unidos. O técnico Dorival Júnior terá a missão de conduzir o time ao décimo título da Copa América. Terceira maior campeã do torneio com nove títulos, a última conquista do Brasil foi em 2019.

Na ocasião, a equipe venceu o Peru na final por 3 a 1 com gols de Roberto Firmino, Gabriel Jesus e Richarlison. Após a conquista, o Brasil voltou a final da Copa América de 2021. No entanto, o time perdeu por 1 a 0 para a Argentina. O gol foi marcado por Ángel Di Maria.

Publicidade
Copa América 2011 – Argentina

Embalado pelo título de 2007, o Brasil chegou como grande favorito para a Copa América de 2011 na Argentina. O time comandado por Mano Menezes tinha os atacantes Alexandre Pato, Fred Guedes, Neymar e Robinho como maiores astros.

A seleção brasileira terminou a fase de grupos com 5 pontos conquistados. Nas quartas de final, a equipe empatou por 0 a 0 com o Paraguai no tempo normal. Nos pênaltis, o Brasil foi derrotado por 2 a 0 e se despediu mais cedo do torneio.

Copa América 2015 – Chile

Com o objetivo de se recuperar do fracasso na Copa América anterior, o Brasil chegou ao Chile com Dunga de volta ao comando da equipe. Vale ressaltar que ele conduziu o time ao título do torneio em 2007. Porém, não cpnseguiu repetir o sucesso da primeira passagem.

A equipe de Dunga, liderada por Thiago Silva, Douglas Costa, Philippe Coutinho e Neymar, se classificou em primeiro lugar no grupo com 6 pontos. Nas quartas de final, empatou por 1 a 1 com o Paraguai no tempo normal e nos pênaltis foi superado por 4 a 3.

Copa América 2016 – Estados Unidos

Antes de mais nada, o Brasil fez uma das suas piores campanhas na história da competição na Copa América Centenário que foi realizada nos Estados Unidos. Com Dunga mais uma vez no comando, o time foi eliminado precocemente na primeira fase do torneio.

Na época, o time, que contava com Renato Augusto, Lucas Lima e Gabriel Barbosa como maiores astros, empatou por 0 a 0 com o Equador, goleou por 7 a 1 o Haiti e perdeu por 1 a 0 para o Peru. A má campanha foi determinante para a demissão do treinador.

Copa América 2019 – Brasil

Após campanhas ruins em 2011, 2015 e 2016, o Brasil chegou em baixa para a Copa América de 2019. Comandada pelo técnico Tite, a equipe tinha um ataque com Gabriel Jesus, Philippe Coutinho, Everton Cebolinha e Roberto Firmino.

O Brasil se classificou em primeiro no grupo com 7 pontos. Antes de chegar na final, enfrentou Bolívia, Venezuela, Peru e Argentina. Na final, venceu por 3 a 1 a equipe comandada por Ricardo Gareca. O título veio após os gols de Roberto Firmino, Gabriel Jesus e Richarlison.

Copa América 2021 – Brasil

Antes de tudo, o Brasil chegou como favorito para conquistar a Copa América de 2021. A expectativa era grande, pois a seleção brasileira havia vencido a edição anterior em casa após 30 anos. Liderada por Neymar, o time se classificou em primeiro com 10 pontos.

O time conseguiu chegar na final após passar por Venezuela, Peru, Colômbia e Equador. Nas quartas e semifinal, o Brasil eliminou as seleções chilena e peruana, respectivamente. Na final, porém, perdeu por 1 a 0 para a Argentina, no Estádio do Maracanã, gol do atacante Ángel Di Maria.

Publicidade
plugins premium WordPress Copy Protected by Tech Tips's CopyProtect Wordpress Blogs.