Copa do Brasil: Saiba quais são os clubes cariocas no torneio
Não existe dúvida que a Copa do Brasil é o campeonato de futebol mais democrático do Brasil. Essa afirmação ganha força quando lembramos que todos os estados são representados com os 92 clubes participantes. Além disso, são 80 times participando desde a primeira fase.
Antes de mais nada é importante saber que a Copa do Brasil recebe clubes de todas as divisões do Campeonato Brasileiro e ainda conta com a participação de equipes que não disputam qualquer divisão da principal a competição do país.
Um detalhe interessante é que a CBF reajustou os valores pagos aos participantes, e o campeão levará para casa R$ 73,5 milhões só como prêmio do título. isso sem contar a premiação por cada passagem de fase. Desse jeito, o estado do Rio de Janeiro será representado por Fluminense, Flamengo, Vasco, Volta Redonda, Botafogo, Olaria, Audax, Nova Iguaçu e Portuguesa.
Vale lembrar que Fluminense, Flamengo e Botafogo disputam paralelamente a Copa Libertadores da América. Com isso, essas três equipes entram na Copa do Brasil a partir da terceira fase. Enquanto Vasco, Volta Redonda, Botafogo, Olaria, Audax, Nova Iguaçu e Portuguesa iniciam a participação já na primeira fase.
Um ponto importante para quem vai acompanhar a Copa do Brasil é saber que, tanto a primeira quanto a segunda fase da competição são disputadas em jogo único, com o mandante jogando pela vitória para avançar de fase.
Com isso, a Agência RTI Esporte preparou a apresentação dos representantes do Rio de Janeiro na Copa do Brasil para você não perder nenhum detalhe. O histórico, dia, hora e onde assistir as partidas da primeira fase da competição. Veja!
Portuguesa e Audax Rio
O sorteio da primeira fase da Copa do Brasil colocou dois times do Rio frente a frente logo no começo do torneio. As duas equipes se enfrentaram no último dia 21 no Eucyr Resende. A partida terminou encerrada em 2 a 1 com a classificação da Lusa Carioca. Vale lembrar que essa foi a primeira participação do Audax Rio na Copa do Brasil, enquanto a Portuguesa fez a sua estreia em 2023.
Volta Redonda
O Volta Redonda enfrenta o Athletic Club no próximo dia 27, no estádio Joaquim Portugal em São João Del Rei, Minas Gerais. O Voltaço que perseguindo o acesso para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro vive a expectativa para realizar uma boa campanha na Copa do Brasil. A partida diante do Athletic começa às 19h15, e terá transmissão do Sportv e Premiere.
O Tricolor de Aço inicia a competição com o desejo de bater a sua melhor campanha no torneio. Em 2006, o time era liderado artilheiro Túlio Maravilha e chegou até as quartas de final. Naquele ano, o time eliminou o América-MG, Athletico Paranaense e XV de Novembro-RS mas foi eliminado pelo Vasco da Gama.
Vasco da Gama
O Vasco conquistou a vaga na Copa do Brasil por ter sido o terceiro colocado do Carioca de 2023. Com uma campanha ruim no brasileirão e fora da Libertadores da América, o time inicia a caminhada pelo título a partir da primeira fase. A estreia será diante do Marcílio Diaz, em Santa Catarina no próximo dia 27 às 21h30. A partida terá transmissão do Sportv e Premiere.
Campeão em 2011, o Gigante da Colina vê a competição como uma boa oportunidade de título na temporada. Na visão da diretoria da SAF o elenco tem condições de avançar de fase em torneio mata-mata e vê a possibilidade de título maior por se tratar de um torneio de tiro curto.
Olaria
O Olaria conquistou a vaga na Copa do Brasil depois de chegar na final da Copa Rio de 2023. O clube da rua Bariri é estreante na competição e retorna para um torneio nacional depois de 10 anos. A estreia diante do São Bernardo acontece no próximo dia 28 no Estádio Mourão Filho, às 15h30 com transmissão do GE.
Vale lembrar que o Olaria tem o futebol gerenciado pela Rics, do CEO Ricardo Gonzaga. Desde que a empresa chegou no clube, o Olaria viu a perspectiva mudar completamente. E o clube passou a conviver com disputas de títulos e luta constante pelo acesso para a primeira divisão estadual.
Nova Iguaçu
O Nova Iguaçu fará a sua estreia na Copa do Brasil no próximo dia 28, diante do Itabuna às 19h30 no Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus, na Bahia. A equipe do Rio de Janeiro disputará a Copa do Brasil pela quarta vez em sua história.
Vale lembrar que a sua estreia aconteceu em 2018 e a sua melhor campanha aconteceu em 2023, quando o time foi eliminado na terceira fase do torneio nacional. Na ocasião, Laranja da Baixada eliminou o Vitória da Bahia e o Nova Mutum do Mato Grosso, mas acabou eliminado pelo América Mineiro.
Flamengo, Fluminense e Botafogo
Atual vice-campeão da Copa do Brasil, o Flamengo entra na disputada a partir da terceira fase da competição. O clube que lutará pela quinta taça ainda não tem adversário definido. Assim como o rubro-negro, Fluminense Botafogo que estão classificados para a Copa Libertadores da América só entram no torneio nacional a partir da terceira fase.
O detalhe é que dos três o Botafogo é o único que ainda não conquistou a Copa do Brasil, o time foi vice-campeão em 1999, quando perdeu para o Juventude em pleno Maracanã. Enquanto isso, o Fluminense disputou três finais conquistando o torneio em 2007 diante do Figueirense.