Copa Intercontinental: saiba quais jogadores do Botafogo já atuaram no Mundo Árabe
Antes de mais nada, o Botafogo vai disputar a Copa ntercontinental da Fifa e fará a sua estreia na quarta-feira, 11, quando enfrenta o Pachuca, do México. A competição será disputada no Catar e o jogo de estreia acontece em Doha, no Estádio 974.
Alguns atletas do elenco do Botafogo terão a oportunidade de, pela primeira vez, atuarem no Mundo Árabe. No entanto, cinco jogadores da equipe comandada pelo técnico Artur Jorge já atuaram nesta região do planeta e carregam essa experiência.
Essa experiência, por exemplo, é vista como fundamental pela comissão técnica. Isso porque há o consenso de que alguns jogadores poderão ajudar na adaptação do elenco. A Agência RTI Esporte fez um levantamento e relembra a passagem desses jogadores por clubes do Mundo Árabe.
Aproveite o nosso BÔNUS de até R$ 100. Clique aqui e faça o seu cadastro na BR4BET
Bastos: Em sua segunda temporada com a camisa alvinegra, o zagueiro angolano atuou em duas equipes da Arábia Saudita antes de acertar com o Glorioso. Na carreira, Bastos teve passagem destacada por Al-Ain e o Al-Ahli Jeddah.
A passagem pelo Al-Ain tem uma curiosidade, já que o staff do atleta recebeu a proposta pensando se tratar do Al-Ain, dos Emirados Árabes Unidos, tradicional equipe do país. No entanto, Bastos precisou disputar a segunda divisão da Arábia Saudita, aonde foi campeão. Foram 24 jogos e dois gols pelo clube.
Por outro lado, o defensor disputou 24 jogos e marcou três gols pelo Al-Ahli. Bastos não chegou a conquistar títulos. Entretanto, suas atuações foram fundamentais para entrar no radar da diretoria alvinegra logo na sequência da carreira.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Alex Telles: O lateral chegou ao Glorioso nesta temporada depois do término de seu contrato com o Al-Nassr, da Arábia Saudita. O clube foi o único que Telles defendeu no Mundo Arábe, aonde ficou por pouco mais de uma temporada.
Neste período, Alex Telles, por exemplo, ajudou a equipe a conquistar a Taça da União das Associações de Futebol Árabe. Ao todo, o lateral-esquerdo da Seleção Brasileira realizou 44 jogos, com três gols e seis assistências pelo Al-Nassr.
Allan: Outro reforço do Botafogo na atual temporada, Allan defendeu o Al Wahda, dos Emirádos Árabes Unidos, antes de retornar ao futebol brasileiro. No Mundo Árabe, o volante foi campeão da Taça da Liga dos Emirados Árabes Unidos.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter, BlueSky e Threads.
Em sua passagem de duas temporadas pelo Al Wahda, Allan disputou 61 jogos, marcou três gols e contribuiu com oito assistências. O jogador era titular do clube emiradense antes de acertar com o Clube da Estrela Solitária na última janela de transferência.
Eduardo: O meia, que está no Glorioso desde 2022, teve uma passagem bastante consistente pelo Mundo Árabe. Nesse ínterim, vestiu, com sucesso, as camisas do Al-Hilal e o Al-Ahli Jeddah, na Arábia Saudita, além do Al Ahli, dos Emirádos Árabes.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter, BlueSky e Threads.
No Al-Hilal, Eduardo passou cinco temporadas, tendo conquistado dois títulos do Campeonato Saudita, uma Copa da Coroa do Príncipe, uma Supercopa Saudita, uma Copa do Rei, além da Liga dos Campeões da AFC. Nos Emirados Árabes , Eduardo foi campeão da Liga, além da Supercopa defendendo o Al-Ahli.
Igor Jesus: O atacante, que chegou ao Botafogo nesta temporada, também defendeu o Al Ahli, dos Emirados Árabes. Inclusive, Igor Jesus atuou com Eduardo no clube emiradense. Em sua passagem de pouco mais de três anos, o atacante conquistou importantes títulos.
Além disso, chegou a se naturalizar cidadão dos Emirados Árabes. Igor Jesus venceu duas vezes a Supercopa, uma vez a Liga Emiradense, uma vez a Copa do Presidente, além da Emirates Cup. Foram 91 jogos, com 46 gols marcados e 16 assistências.