Inicialmente, Bruno Pivetti abraçou o projeto rubro-negro e será novo técnico do sub-20 do Flamengo. O treinador, de 41 anos, acumula experiências em clubes como Vitória, Guarani, Chapecoense e Goiás. Pivetti também já trabalhou fora do Brasil, como o Ludogorets Razgrad, da Bulgária.
Em entrevista exclusiva ao canal RTI Esporte no Youtube, Bruno Pivetti destacou a importância de sua formação na Europa, especialmente em Portugal. Ele fez estágio no Porto, onde teve contato direto com a ‘periodização tática’ e conheceu figuras como Luiz Castro e Vítor Frade.
Pivetti chegou ao Porto pela primeira vez em 2006, por meio de um intercâmbio entre a USP e a Universidade do Porto. Após conhecer a periodização tática, foi convidado a acompanhar o trabalho no Futebol Clube do Porto, onde iniciou sua conexão com o futebol português. Ao longo dos anos, ele manteve contato com Luiz Castro, então coordenador das categorias de base do clube, e com o auxiliar Vítor Severino.
O que Bruno Pivetti acha dos técnicos estrangeiros no Brasil?
Além disso, o jovem treinador comentou sobre os técnicos estrangeiros que hoje estão no comando dos principais clubes brasileiros. Ele acredita que a decisão de contratar um técnico deve considerar o modelo de jogo, a metodologia de treinamento e a capacidade de liderança, independentemente da nacionalidade do profissional.
“Não sou contra a vinda de estrangeiros. O que critico é contratar pelo rótulo e não pela competência”, afirmou Pivetti, em entrevista anterior, ao analisar o mercado brasileiro. Segundo ele, é fundamental observar o modelo de jogo, a metodologia de treino e a liderança dos profissionais, independentemente da nacionalidade.
Na opinião do treinador, a passagem de nomes como Luiz Castro e Abel Ferreira agrega valor ao futebol brasileiro, desde que os clubes tenham critérios claros para suas escolhas. Pivetti também citou a troca de informações com membros da comissão técnica de Castro, inclusive sobre jogadores, como ocorreu durante sua passagem pela Chapecoense e pelo futebol búlgaro.
Por fim, Bruno Pievetti assinará com o Flamengo por três anos. Ele chega para substituir Nuno Campos que pediu demissão para assumir o Zte, da Hungria. A primeira missão do treinador será a liderar a equipe rubro-negra na disputa da Copa Intercontinental Sub-20. O jogo será no Maracanã, diante do Barcelona, no dia 23 de agosto. Os Garotos do Ninho também estão no Brasileirão sub-20 e jogam na sequência Botafogo, Atletico-MG e Fortaleza.




