Breno Bidon, do Corinthians, aparece no topo do ranking mundial de meio-campistas Sub-21 para criação de jogadas, fora das cinco grandes ligas europeias. O levantamento foi realizado pelo CIES Football Observatory e considera atletas com mais de 900 minutos disputados na temporada atual ou na última concluída.
Com nota 83,4, Breno Bidon se destacou pela consistência e pela capacidade de controlar o ritmo das partidas. Logo atrás, com 81,2, está o inglês Jacob Wright, do Norwich City, que atua na segunda divisão da Inglaterra. O pódio também contar com Mario Stroeykens, do Anderlecht, da Bélgica, que somou 81,1 pontos.
Na quarta posição aparece Abdoulie Manneh, do Mjällby AIF, da Suécia, com 80,3, seguido de perto pelo norte-americano Obed Vargas, do Seattle Sounders, que alcançou 80,1. Embora a presença de jogadores belgas e suecos seja marcante, chama atenção a diversidade de países e ligas representados.
Isso reforça que talentos para a construção de jogo não se limitam às competições de maior visibilidade. Pelo contrário, jovens atletas vêm ganhando espaço e destaque em mercados alternativos, mostrando qualidade técnica e inteligência tática.
Vale destacar que o índice de “orquestração” do CIES considera aspectos como participação na construção ofensiva, capacidade de manter a posse e influência nas transições. Com apenas 20 anos, Breno Bidon vem despertando interesse internacional.
André Freixo, enviado especial da Agência RTI Esporte, direto de Portugal





