O Corinthians está ativo no mercado da bola e monitora o nomes de peso para reforçar o elenco do técnico Dorival Jr. O treinador tem tratado pessoalmente sobre reforços que interessam ao clube, com o diretor Marcelo Paz. Contudo, o Timão se movimenta, e busca recursos próprios para investir no elenco.
Desse modo, a direção do futebol acertou o emprestimo do zagueiro João Pedro Tchoca para o Torino, da Itália. Pelo acordo, o Corinthians receberá cerca de R$ 9 milhões. O empréstimo é válido até o mês de junho. Com 22 anos, o zagueiro é visto como um dos principais ativos do clube.
Nesse meio tempo, ficou definido no contrato que João Pedro terá metas para alcançar. Se ele atuar em 10 partidas por 45 minutos, o Torino terá que pagar mais 28 milhões pela compra dos seus direitos econômicos. Além disso, o Corinthians manterá o percentual de 12% para lucrar em venda futura.
João pedro Tchoca renovou contrato recentemente com o clube paulista. Antes de mais nada, o zagueiro tinha vínculo somente até dezembro de 2026. Para proteger o clube e valorizar o jogador, o Corinthians renovou o vínculo até dezembro de 2030.
Consequentemente, João Pedro Tchoca viu a sua multa rescisória subir para 100 milhões de euros (R$ 627.3 milhões, na cotação atual). Desse modo, a decisão de renovar e aumentar o valor da multa rescisória aconteceu após o staff do jogador ter sido procurado por clubes da Europa.
Começo de carreira
João Pedro Tchoca começou a carreira na base do Desportivo Brasil, mas se transferiu para o Corinthians em 2019, para atuar no subu-17 do Corinthians. Sua estreia no profissional aconteceu em 2024. No mesmo ano, foi emprestado para o Ceará, onde disputou 10 partidas.
João Pedro venceu a Copinha de 2024 com o Corinthians na base. Mas o jogador também conquistou o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil de 2025. Por fim, o clube vê no jogador a possibilidade de colocar dinheiro em caixa para reforçar o elenco em 2026.
Veja a nota do Corinthians
O Sport Club Corinthians Paulista comunica o empréstimo com obrigação de compra do zagueiro João Pedro ao Torino FC, da Itália.
O empréstimo até o final do mês de junho foi fixado em 1,5 milhões de Euros (aproximadamente 9,5 milhões de reais). Ao atuar por 10 partidas pelo clube italiano por pelo menos 45 minutos, será efetivada a compra pelo valor de 4,5 milhões de Euros (pouco mais de 28 milhões de reais), afora a possibilidade de mais um milhão de Euros por metas atingidas.
Em caso de uma futura venda de João Pedro pelo Torino FC, o ainda Corinthians terá direito a 12% da mais valia.
João Pedro chegou ao Corinthians em 2019 com 16 anos. Pela base, foi campeão da Copa São Paulo em 2024. Pela equipe profissional disputou 33 partidas tendo marcado um gol. Em 2025 foi campeão Paulista e da Copa do Brasil.
O Sport Club Corinthians Paulista, por meio de seu presidente, Osmar Stabile, agradece a João Pedro pela raça e técnica demonstradas em campo sempre que defendeu a camisa do Corinthians e deseja sorte em seu futuro profissional.


