Antes de tudo, o volante Maycon está perto de definir o futuro longe do Corinthians e com destino provável ao Atlético-MG. Emprestado pelo Shakhtar Donetsk, o jogador recebeu propostas de três temporadas tanto do Galo quanto do Timão. No entanto, a oferta atleticana é mais vantajosa financeiramente e, hoje, aparece como a preferida do meio-campista.
Além da questão econômica, o fator familiar pesa na decisão. Maycon é cunhado do zagueiro Lyanco, titular do Atlético, e vê com bons olhos a possibilidade de ter a família reunida em Belo Horizonte. Dessa forma, o projeto atleticano vem ao encontro dos interesses pessoais do meia.
Contudo, a negociação envolve diretamente o Shakhtar, dono dos direitos do jogador. Para evitar uma rescisão unilateral, que seria amparada pela norma da FIFA para clubes de países em guerra, o volante manifestou o desejo de uma transferência definitiva. Os ucranianos aceitam não receber valor fixo pela venda, mas querem manter um percentual dos direitos econômicos. Ou seja, ficariam como sócios do atleta em uma futura negociação.
Atlético-MG e Corinthians chegaram a discutir contratos de três anos, exigência do Shakhtar. Em um momento anterior, o clube paulista propôs vínculo de apenas dois anos, o que gerou resistência dos ucranianos. Isto porque estão temerosos de perder o jogador sem compensação financeira ao fim do período.
E como fica a dívida que o Corinthians tem com os ucranianos?
Paralelamente, existe uma pendência financeira entre Corinthians e Shakhtar. O clube brasileiro deve cerca de 1 milhão de euros, aproximadamente R$ 6,5 milhões, referente à taxa do empréstimo. Essa dívida, porém, está sendo tratada separadamente e não interfere diretamente na definição do futuro de Maycon.
Por fim, apesar de ter oscilado ao longo da temporada, ele recuperou espaço na reta final de 2025 e contou com o respaldo de Dorival Júnior. Sua experiência e liderança em campo chamaram a atenção do treinador. No último ano, Maycon disputou 43 partidas, marcou três gols, deu uma assistência e foi campeão paulista e da Copa do Brasil.


