Antes de mais nada, Corinthians e Flamengo se enfrentam no próximo sábado (1º), valendo a Supercopa Rei. O confronto será no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, às 16h. A competição reúne o campeão brasileiro e o vencedor da última edição da Copa do Brasil.
Em audiência pública, por meio do canal CBF Arbitragem, a entidade informou que Rafael Rodrigo Klein será o árbitro do clássico. O vice-presidente da comissão de arbitragem, Marcelo Van Gasse, que presidiu a sessão, disse que a escala completa estará disponível no site oficial da CBF.
Aos 35 anos, Rafael Klein atua na Série A desde 2022 e, a partir de 2024, passou a integrar o quadro de árbitros da Fifa. Ele pertence à Federação Gaúcha de Futebol desde 2014 e foi eleito melhor árbitro do Campeonato Gaúcho de 2023. Desde então, é presença frequente em grandes decisões, como a ida da final da Copa do Brasil de 2025 entre Corinthians e Vasco.
Conforme balanço da CBF, Klein apitou 38 partidas em 2025. Em jogos envolvendo o Flamengo, ele já foi árbitro principal em 14 oportunidades, distribuindo 27 cartões amarelos para jogadores rubro-negros e aplicando três vermelhos diretos.
Rafael Klein é um dos árbitros mais experientes do quadro da CBF?
Vale lembrar que Klein mostrou cartão amarelo ao atacante Bruno Henrique em um confronto contra o Santos, em 2023. Inicialmente, o jogador foi suspenso por 12 jogos por suposta manipulação de resultados, mas no Pleno da Justiça Esportiva converteu a punição em multa de R$ 100 mil.
O árbitro vai apitar o nono jogo do Corinthians em sua carreira. No total, o Alvinegro soma três empates e cinco derrotas com ele, acumulando 28 cartões amarelos, dois vermelhos e um pênalti a favor do adversário.
Por fim, o último confronto do Corinthians com Klein foi a ida da final da Copa do Brasil de 2025, empate sem gols contra o Vasco, na Neo Química Arena. Nesse duelo, ele deu amarelo para Raniele e Vitinho, do Timão, e para Robert Renan e Lucas, do time cruzmaltino.


