Pular para conteúdo Pular para barra lateral Pular para rodapé

Cria da base, atacante de mais de R$ 500 milhões tenta se firmar no Botafogo

Antes de mais nada, o Botafogo trata o atacante Yarlen como uma verdadeira jóia. Isso porque a diretoria vem dando rodagem ao jogador para que em breve ele possa despontar como um importante alteta no elenco principal comandado pelo técnico Artur Jorge.

No começo do ano, por exemplo, Yarlen começou a aparecer bem no clube desde a sua estreia em um clássico com o Fluminense. O atacante chegou a balançar as redes em dois jogos da Taça Rio e agradou ao técnico Fábio Matias. Com a mudança na comissão técnica e a chegada de reforços, ele acabou perdendo um pouco de espaço.

Publicidade
8XBet
Publicidade
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!

Apesar disso, o jogador de 18 anos conseguiu o respaldo da diretoria, que garantiu um contrato até 2028 e uma multa rescisória que chega aos 100 milhões de euros (R$ 500 milhões,a cotação atual). A ideia agora é que o jogador se desenvolva taticamente e fisicamente para aparecer de maneira mais frequente na próxima temporada.

Neste ano, Yarlen participou de nove jogos oficiais pelo elenco principal do Botafogo e marcou dois gols. O atacante, nesse meio tempo, chegou a ser relacionado para partidas da Copa Libertadores da América e jogou duas vezes, ambas fora de casa, contra Universitario e Junior Barranquilla, já com o técnico Artur Jorge no comando.

O último jogo de Yarlen no time profissional aconteceu no dia 19 de junho, quando o Botafogo empatou por 1 a 1 com o Athletico, no Estádio Nilton Santos. Na ocasião, atuou por 20 minutos. Depois disso, o garoto chegou a ser relacionado para jogos da Série A do Campeonato Brasileiro. Porém, não voltou a entrar em campo.

Publicidade
Novo momento para a base:

A consolidação de Yarlen no Botafogo pode significar um novo momento para o clube. Nos últimos anos, por exemplo, o Glorioso conseguiu revelar alguns jogadores que tiveram impacto no time principal. No entanto, foram pouco aproveitados no clube.

Além disso, a formação de atletas talentosos é importante para o Botafogo voltar a se consolidar como uma base forte e que projeta atletas para a Seleção Brasileira. Para o comentarista Cassiano Carvalho, da Agência RTI Esporte, Yarlen tem tudo para ser a virada de chave do Botafogo.

Siga a Agência RTI Esporte também no InstagramFacebookTwitter e BlueSky.

“O Botafogo cedeu muitos jogadores para a Seleção Brasileira e que foram formados no clube. Apesar de recentemente o clube ter jogadores na Seleção, o Botafogo precisa fazer novos jogadores. Precisa voltar a revelar”, disse Cassiano, que prosseguiu:

“A base do Botafogo é muito ruim. O trabalho é muito ruim. A SAF pegou para si também as categorias de base, mas é um trabalho gradual. Isso só vai dar retorno a longo prazo. O Yarlen não é 100% criado no Botafogo, ele foi criado no Olaria. Mas alguém olhou e levou ele pra base. É necessário fortalecer a base e o Yarlen é divisor de águas”, disse.

Outra questão importante é o quando o atleta vai conseguir se firmar e permanecer jogando no Botafogo. Com a SAF gerida pela a Eagle Football Holding, que tem outros clubes espalhados pelo mundo, Cassiano ligou o alerta para que o talento do atacante não seja cedido precocemente ao Olympique Lyon, da França.

“O clube formou muitos jogadores que foram logo para fora do país, mas o Yarlen, para mim, é o cara que vai fazer o Botafogo ter retorno técnico, mas também pode fazer o Botafogo ter, depois de muito tempo, uma grande venda. Só espero que o John Textor não pegue o garoto e leve logo pro Lyon. Tem que saber fazer negócio. Essa chave poderá representar a virada por causa do Yarlen”, finalizou.

Publicidade
8XBet
plugins premium WordPress Copy Protected by Tech Tips's CopyProtect Wordpress Blogs.

AdBlock

Publicidade
8XBet
Publicidade
8XBet