Antes de mais nada, Alexander Barboza quer renovar com o Botafogo e já deixou isso claro publicamente. No entanto, a crise financeira enfrentada pelo Glorioso tem travado as negociações com o zagueiro. Assim, a renovação acabou ficando em segundo plano.
A Agência RTI Esporte apurou que apesar do interesse mútuo, o momento financeiro do Botafogo dificulta qualquer avanço imediato. A diretoria tem priorizado a resolução de pendências estruturais e administrativas antes de discutir renovações de peso.
Recentemente, o Botafogo enfrentou um cenário crítico fora de campo. O clube sofreu um transfer ban imposto pela Fifa, além de acumular dívidas relacionadas a direitos de imagem e FGTS com jogadores do elenco principal.
Esses fatores impactaram diretamente o planejamento esportivo e congelaram negociações consideradas estratégicas, como a de Alexander Barboza. O Botafogo chegou a um acordo com os atletas para quitar todas as pendências financeiras até a próxima semana.
Ainda segundo apurou a reportagem, a expectativa é de que, com a normalização da situação, o clube volte a discutir renovações contratuais prioritárias. Nesse contexto, Alexander Barboza é peça-chave e o Botafogo corre contra o tempo.
O zagueiro tem vínculo com o Botafogo até dezembro de 2026. Ainda assim, a partir do meio de 2026, Alexander Barboza poderá assinar um pré-contrato com qualquer outro clube, o que aumenta a pressão por uma definição.
“Estou falando com o clube, não tem nada fechado. Tive várias propostas, mas a prioridade é ficar no Botafogo. Eu já falei isso. Eu não quero ir embora, eu quero ficar. O clube já falou com o meu empresário e estamos falando. Tem coisa que não depende de mim”, disse o jogador antes de prosseguir:
“O clube primeiro tem que regularizar a situação e eu ter a certeza do que vai acontecer daqui para frente. Não tem nada fechado ainda. Eu quero, o clube quer. E que daqui para frente que a gente tenha boas notícias”, declarou o zagueiro em recente entrevista coletiva.
Fluminense segue de olho no zagueiro
Antes de tudo, o desejo de Alexander Barboza é de ampliar o contrato com o Botafogo até dezembro de 2028, com uma valorização salarial que o colocaria entre os atletas mais bem pagos do elenco profissional. Porém, a diretoria analisa com atenção diante do atual contexto orçamentário.
É antigo o interesse do Fluminense em Alexander Barboza. A diretoria tricolor chegou abrir conversas com o estafe do jogador no fim do ano passado. Ele entrou no radar caso Juan Freytes fosse negociado com o Bologna, da Itália.
Como a transação não teve um desfecho positivo, o Fluminense comprou os direitos econômicos de Jemmes, um dos destaques do último Campeonato Brasileiro, junto ao Mirassol. Apesar disso, o alto comando tricolor seguiu acompanhando a situação do argentino no Botafogo.
Aos 30 anos, Alexander Barboza é visto pela comissão técnica e, principalmente, por Luís Zubeldía, com perfil para assumir um papel de destaque no elenco. Isso porque o posto de liderança ficou vago desde a ida de Thiago Silva para o Porto, de Portugal.
Sua contratação é considerada importante para a estabilidade do time ao longo da temporada. Caso o rival não avance nas conversas, o Fluminense promete voltar a conversar com Alexander Barboza ainda nesta janela de transferências.


