Antes de mais nada, o atacante Rhuan Gabriel, destaque das categorias de base do Cruzeiro, entrou no radar de gigantes europeus como o Porto e o Benfica, ambos de Portugal. O jogador de 19 anos vem se destacando na equipe Sub-20 da Raposa em 2025.
A Agência RTI Esporte apurou que o jovem atleta possui contrato com o Cruzeiro até dezembro de 2029, com a fixação de uma multa rescisória para o exterior em 100 milhões de euros (R$ 637 milhões, na cotação atual).
A manutenção do vínculo reflete a estratégia do Clube de Belo Horizonte de proteger seus ativos formados em casa. A punição contratual anterior, também revisada em 2025, previa multa de cerca de 60 milhões de euros para o exterior (R$ 382 milhões, à época).
Internamente, o clube ainda monitora a evolução do jogador, que já participou de treinamentos com o time comandado pelo técnico Leonardo Jardim. Na temporada de 2025, até o momento, Rhuan Gabriel disputou 19 jogos, marcou 7 gols e registrou 1 assistência.
Ainda segundo apurou a reportagem, o presidente do Cruzeiro, Pedro Lourenço, tem conhecimento da investida dos portugueses. No entanto, demonstra tranquilidade porque o jogador está protegido com multa alta.
A renovação com a quebra de contrato elevadíssima serve como recado aos clubes, sobretudo os europeus, interessados e demonstra convicção no seu grande potencial — tanto técnico quanto de mercado.
Quando Rhuan Gabriel chegou no Cruzeiro?
Antes de tudo, Rhuan Gabriel chegou no Cruzeiro em 2022. Na ocasião, foi contratado para reforçar a equipe Sub-17 Celeste. A partir de seu ingresso, o jovem teve passagem destacada por todas as seleções de base do Brasil (Sub-17 e Sub-20).
Além disso, brilhou pelo clube nas competições juniores como a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Isso porque o garoto demonstrou maturidade em jogos decisivos e sua capacidade de participar ativamente tanto na criação de jogadas quanto na recomposição defensiva.


