Chegou a liderar o Campeonato Brasileiro. Mas uma derrota por 2 a 0 para o Vasco da Gama baixou a moral das tropas. Depois disso, vieram três empates consecutivos. O Cruzeiro, comandado pelo português Leonardo Jardim, vive assim a fase menos positiva de sua campanha na Série A.
É a primeira vez que a equipe fica quatro jogos seguidos sem vencer. Os alarmes soaram alto na Toca da Raposa. De candidato ao título, o time agora ocupa a 3ª colocação e já vê o Mirassol se aproximar, a apenas quatro pontos de distância.
Acima, numa disputa que começa a se desenhar como uma briga a dois, estão Flamengo e Palmeiras. O time rubro-negro tem cinco pontos de vantagem, enquanto o Verdão, líder, está oito pontos à frente. Além disso, ambos ainda têm um jogo a menos, o que pode aumentar a diferença.
Outro ponto de preocupação é a queda ofensiva. Nas últimas quatro partidas, o Cruzeiro marcou apenas dois gols. O artilheiro Kaio Jorge, autor de 20 gols na temporada, vive uma seca: não balança as redes pelo Brasileirão desde 23 de agosto, na vitória por 2 a 1 sobre o Internacional.
Gabigol poderá ter nova oportunidade após expulsão de Kaio Jorge
O momento também seria propício para uma retomada de Gabigol. No entanto, o atacante marcou só dois gols nos últimos cinco jogos e tem recebido menos minutos em campo. Sem o artilheiro do time, expulso na partida contra o Atlético-MG, o camisa 9 pode voltar a ter uma nova chance.
Ainda assim, o desempenho em casa traz esperança. O Cabuloso venceu três das últimas quatro partidas como mandante e, diante do Fortaleza, no dia 19, tem uma boa chance de reagir diante de sua torcida. Com 10 vitórias, dois empates e apenas duas derrotas no Mineirão, é nesse cenário que Leonardo Jardim espera voltar a sorrir.
*André Freixo, enviado especial da Agência RTI Esporte, direto de Portugal




